A dieta para desintoxicar, ou detox.

digestit336x280 A dieta para desintoxicar, ou detox. A dieta para desintoxicar, ou detox.

O grande problema das dietas é o fator humano (como diz um amigo meu, você não vê zebras acima do peso). Pessoas que precisam emagrecer precisam levar seu organismo e sua saúde em consideração para só então fazer algo a respeito. Nutricionistas sérios recomendam antes de qualquer dieta restritiva uma programa de desintoxicação.

Por que precisamos nos desintoxicar?

Parece uma palavra forte, mas o corpo que precisa secar quilos extras está saturado de toxinas e impurezas que impedem a queima eficiente de energia. Existem os programas específicos para cada pessoa, mas uma nutricionista americana desenvolveu uma “dieta detox” à base de líquidos.

Rapidamente espalhada pelo mundo, veio ao Brasil e recebeu uma bem vinda adaptação com ingredientes facilmente encontrados por aqui.

O suco detox mais consumido

A “dieta detox” (detox é uma redução americana da enorme palavra desintoxicação) precisa de alguns cuidados: só pode ser feita por pessoas saudáveis e de quinze em quinze dias.

Não deve ser feita por crianças, idosos, gestantes, diabéticos e pessoas com problemas estomacais e renais. Comece a dieta logo ao acordar, mas antes consulte seu médico.

Suco de limão: num copo de água adicione uma colher de sopa de limão.
Suco detox: 200 ml de suco de uva integral, 200 ml de suco de abacaxi, 7 copos de água, meia colher de cha de gengibre ralado, meio copo de suco de laranja, meia colher de chá de canela e uma pitada de cravo-da-índia. Bata tudo.

Fort Max Diet 19EAF48F A dieta para desintoxicar, ou detox. A dieta para desintoxicar, ou detox.

Tome um copo de suco por hora. Comece com o suco de limão; uma hora depois tome o suco detox e siga esta ordem até o final do dia. Por exemplo: às 7 horas, suco de limão; às 8 horas, suco detox; às 9 horas, suco de limão e assim sucessivamente.

Os efeitos esperados do suco detox no organismo

sucos 300x188 A dieta para desintoxicar, ou detox.

O limão deixa o sangue alcalino. Ambientes alcalinos eliminam ácidos, como as toxinas que acumulamos. Além disso, o fruto é rico em potássio, que ajuda e retirar o excesso de sódio (sal) do organismo. Como se sabe, o sal faz com que o corpo acumule líquido, por isso a dieta detox elimina o inchaço causado pelos líquidos e toxinas.

A combinação das frutas e especiarias fornecem uma boa quantidade de vitaminas e minerais essenciais ao organismo, equilibrando o funcionamento dos órgãos. Os sucos detox fortalecem o organismo.

As especiarias do suco detox – canela, cravo e gengibre – tem o que os nutricionistas chamam de ação termogênica. Traduzindo: elas aumentam a temperatura interna do corpo, fazendo com que o corpo queime mais gordura e calorias. Queimando energia excedente, perde-se peso.

Uma substância presente na uva e em frutas roxas, chamada antocianina, foi alvo de uma extensa pesquisa  em uma universidade japonesa. Os estudiosos comprovaram a eficácia desta substância no combate à obesidade, pois ela dificulta o acúmulo de gordura nas células adiposas. O poder antioxidante dela também ajuda a sumir com a barriga.

Além de todos estes benefícios, o limão auxilia na produção da bílis, que é produzida no fígado e digere gorduras. A digestão fica bem mais fácil.

Mas atenção: disciplina sempre! Não adianta se desintoxicar em um dia e no dia seguinte se entupir de coxinhas e chocolates. Mantenha uma dieta saudável e atividades físicas regulares.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

7 Comments

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *