Caminhada para emagrecer

Caminhar faz parte de nossa rotina e isso pode ser usado a nosso favor ao usarmos as caminhadas num programa dietético para emagrecer.

Mariana | 18 de julho de 2014 | Comportamento, Dicas e Dietas | Nenhum Comentário

Caminhar é algo tão simples que muito sequer consideram exercício. Dar passadas para ir de um local a outro é algo tão natural que muitas pessoas não têm ideia do quão poderosa a caminhada pode ser para a saúde e o bem estar das pessoas.

Diversos estudos comprovam que fazer caminhada para emagrecer não só é possível quanto de fácil execução por qualquer pessoa. Mesmo quem acha que não tem fôlego para praticar exercícios se surpreenderá com a eficácia do caminhar como atividade física.

Caminhar ou correr dicas para emagrecer 7 300x211 Caminhada para emagrecer

A caminhada e seus efeitos

São fatos comprovados cientificamente: a caminhada pode ser uma excelente coadjuvante para a perda da temida gordura abdominal. Pesquisadores comprovaram que caminhar frequentemente faz com que a gordura visceral – aquela que se aloja na barriga e que é uma das causas da hipertensão, diabetes e problemas vasculares e coronários – diminua até 30 por cento, dependendo, é claro, do metabolismo de cada um.

 Caminhada para emagrecer

A alternância da velocidade da caminhada para emagrecer – séries mais lentas e mais rápidas durante a sessão – também garante o sucesso da perda de peso por conta da aceleração do metabolismo.

Como praticar a caminhada para emagrecer corretamente

Evidentemente, não há milagres. Caminhar requer disposição e uma certa disciplina. Acompanhe algumas dicas sobre como caminhar de forma eficiente:

  • Caminhar para emagrecer só terá efeito se acompanhado de uma dieta correta e balanceada. Não adianta consumir as calorias perdidas durante a caminhada.
  • Os médicos são unânimes em um ponto: para perder peso, é preciso manter uma rotina de pelo menos três horas semanais, com passadas ora lentas, ora rápidas.
  • Use calçados adequados para caminhar. O exercício não pode causar dor ou desconforto; caso isso aconteça, consulte seu médico e interrompa imediatamente as caminhadas.
  • Dê os passos de forma correta. Comece pisando sempre com o calcanhar e desça a planta do pé em sua totalidade. Assim, as articulações não sofrerão danos.
  • Respire pelo nariz e expire pela boa, pausadamente. A inspiração do oxigênio e a eliminação do gás carbônico de forma correta também são importantes no aumento do metabolismo.
  • Cuidado com a chamada “zona de conforto”, quando a caminhada para emagrecer aparentemente não surte mais efeito e não há mais desafio. Além da já citada alternância, inclua aclives na caminhada.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

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