Como emagrecer com metformina

A metformina, tradicional remédio usado no combate ao diabetes, também está sendo usado como o “novo” auxiliar no combate à obesidade.

Na verdade os efeitos que a metformina provoca em paciente que sofrem de diabetes mellitus tipo 2 (doença que acomete pessoas adultas e obesas) chamaram a atenção tanto dos médicos quanto da população em geral que deseja simplesmente saber como emagrecer com metformina.

Como alguns desavisados já usam o danado do adjetivo “milagroso” ao se referir à metformina, fiz o de sempre: pesquisei os reais efeitos do fármaco e repasso o que aprendi.

267789 Remédio diabético pode se tornar um grande aliado ao câncer Como emagrecer com metformina

A metformina e o diabetes

Usado desde meados do século XX, a metformina é o remédio antidiabético mais receitado (ao lado da glibenclamida) para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2.

Esse tipo de diabetes faz com que o pâncreas produza mais insulina do que necessário porque as células não são capazes de absorver com eficiência o açúcar retirado do sangue pelo hormônio.

O resultado desta perversa equação hormonal é o aumento da taxa glicêmica e obesidade, pois insulina em excesso engorda.

 Como emagrecer com metformina

A metformina age aumentando a sensibilidade das células que absorvem a glicose, aumentando a velocidade do metabolismo delas.Desta forma, a metformina diminui a produção de glicose pelo fígado e aumenta a capacidade que os músculos têm em gastar energia.

Outros efeitos benéficos observados são a diminuição dos níveis do colesterol ruim e dos triglicérides e a diminuição da chamada gordura visceral, aquela que se acumula na barriga.

Como emagrecer com metformina

Nenhum médico sério prescreve metformina como remédio para emagrecer. O medicamento é usado para tratamento da diabetes e em pacientes obesos cujas taxas de açúcar, colesterol e triglicérides no sangue estejam acima do recomendado.

Nestes casos, o profissional de saúde diz como emagrecer com metformina com critério e algumas recomendações.

  • Se o paciente for portador de diabetes mellitus tipo 2, a metformina será um remédio de uso contínuo, para toda a vida; caso contrário, ela será prescrita pelo tempo necessário determinado pelo médico.
  • A metformina diminui o apetite, e este efeito ajuda muito na perda de peso.
  • O consumo de metformina deve estar aliado a uma dieta pobre em açúcar e carboidratos simples, além de incluir atividades físicas no cotidiano do paciente.
  • Mas não se iluda: a perda de peso não chega a ser significativa; estudos dão conta da eliminação entre 5 e 7 por cento da massa excedente. Caso queira eliminar mais peso, continue a dieta e aumente a carga de exercícios, sempre com acompanhamento clínico.

A metformina pode ser encontrada de graça, mediante apresentação de receita médica, na rede pública de saúde.

Entre os efeitos colaterais causados pelo remédio, incluem-se cólicas, diarreia, desconforto intestinal, vômitos e enjoos. Nunca tome medicamentos sem consultar seu médico.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *