Como emagrecer dormindo

Não é pegadinha; emagrecer dormindo é possível e não há nada de mirabolante nisso. Nosso organismo é uma máquina moldada para funcionar no chamado ritmo circadiano (o período de 24 horas que regula o metabolismo de todo ser vivo) e dormir adequadamente também queima calorias.

Essa queima pode ser o suficiente para que mantenhamos o peso ideal depois da luta para emagrecer com dietas e exercícios. Saber como emagrecer dormindo requer uma certa dose de disciplina e de autoconhecimento. Sem milagres; apenas informação!

Dormindo para emagrecer

Sim, você está certa: é preciso queimar calorias para emagrecer. “E como emagrecer dormindo se deitada eu não consumo calorias?”, você pode perguntar.

E respondo com uma pergunta retórica: quem disse que não gastamos energia dormindo? Certo, a quantidade de calorias é BEM menor do que a que se gasta em uma série de abdominais, mas queimar calorias também requer uma ação hormonal. Acompanhe.

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O que o corpo faz para emagrecer dormindo?

  •  Quando temos uma boa noite de sono, produzimos menos cortisol, o hormônio do estresse. Quanto mais cortisol o corpo secreta, mais fome sentimos e mais gordura abdominal acumulamos. O cortisol também aumenta a taxa de açúcar no sangue e a pressão arterial.
  • Embora em menor quantidade do que na adolescência, quando estamos dormindo produzimos hormônio do crescimento, que ajuda a fortalecer os músculos e não deixa que a gordura se aposse do corpo. Como os picos de produção do hormônio do crescimento acontecem quando dormimos, adivinhe o que acontece quando passamos muitas noites em claro? Menos massa magra e mais gordura.
  • Não são só estes hormônios que nos faz emagrecer dormindo; a leptina também é produzida durante o sono e diminui o apetite para que possamos dormir sem interrupções. Se as noites são passadas em claro, o hormônio que entra em ação é a grelina, que age de forma oposta à leptina.

Como emagrecer dormindo?

Simples: durma o tempo necessário para que você se sinta descansada ao despertar. Embora exista um “consenso não consensual” que afirma que precisamos dormir oito horas diárias, há pessoas que com cinco ou seis horas estão prontas para outra. Quem conhece melhor seu ritmo do que você mesma?

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Ajude seu corpo a dormir. Antes de deitar, alimente-se moderadamente com  comidas ricas em triptofano, como a castanha-do-pará e a aveia, que ajudam a nos deixar relaxadas e com sono. Legumes e alimentos integrais são uma excelente pedida. Só não exagere.

Mantenha uma rotina de atividades físicas. Pesquisas feitas por fisiologistas indicam que quando nos exercitamos queimamos as calorias vindas dos carboidratos que comemos, mas quando temos uma boa noite de sono e deixamos a leptina agir, o corpo irá consumir mais gordura, já que os carboidratos “sumiram” durante os exercícios e precisa obter energia para manter o corpo em repouso sem que acordemos loucas de fome.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

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