Como emagrecer tomando anticoncepcional

Os medicamentos anticoncepcionais são uma conquista, e toda conquista tem um preço. Um deles é a possibilidade de ganho de peso. Saiba como evitar isso sem deixar de tomar sua pílula.

Uma das maiores conquistas femininas foi a criação da pílula anticoncepcional na década de 1950. Graças a esta combinação de hormônios sintéticos, uma mulher pode optar em ter ou não filhos sem que a sorte e a boa vontade do parceiro estejam envolvidas na equação.

É claro que toda conquista tem um preço a ser pago; um destes “custos” é a possibilidade de engordar ao tomar a pílula por longos períodos, mas já se sabe como emagrecer tomando anticoncepcional, e não há sustos nem pegadinhas (agora estou parecendo locutora de comercial de telefones celulares…) envolvidos no processo.

anticoncepcional 300x225 Como emagrecer tomando anticoncepcional

O anticoncepcional e o aumento de peso

Algumas mulheres não conseguem absorver bem o aporte extra de hormônios presentes na pílula anticoncepcional (basicamente, a pílula é uma combinação de estrogênios e progesterona sintéticos que inibem a ovulação e o espessamento do endométrio – foi o que o meu ginecologista disse) e podem, em alguns casos, ganhar peso extra graças ao acúmulo ou de gordura ou de água no organismo.

300x250 Como emagrecer tomando anticoncepcional Como emagrecer tomando anticoncepcional

Porém, esse ganho de peso não acontece por milagre. As mudanças hormonais podem vir a causar mudanças comportamentais que potencializarão o aumento de peso, como o maior consumo de gorduras e açúcares e uma tendência ao sedentarismo (eu poderia dizer “aquela preguiça que dá na gente”, mas posso ser mal interpretada…).

Como emagrecer tomando anticoncepcional

  • Primeiramente, NÃO DEIXE DE TOMAR SUA PÍLULA, a não ser que você deseje engravidar.
  • Durante os 21 dias, tome muita água e consuma alimentos com bastante concentração de água, principalmente frutas como melancia e abacaxi. Isso evitará a retenção de líquidos.
  • Não deixe de praticar suas atividades físicas. Se o anticoncepcional estimula o ganho de peso, elimine-o  botando seu corpo para mexer.
  • Esqueça a caixa de chocolates a as coxinhas durante a TPM. Depois fica fácil culpar a pílula pelo seu ganho de peso.
  • A famosa TPM pode ser combatida fazendo com que o corpo produza endorfina e outros neurotransmissores. Além de ajudar a eliminar peso, o exercício ajuda a liberar endorfina, o hormônio do prazer.
  • Consuma alimentos que auxiliem a síntese de serotonina, dopamina e noradrenalina. Já falamos muito sobre isso aqui no blog.

Considerações finais

Não se esqueça do mais importante: medicamentos anticoncepcionais são um aporte extra de hormônios, e todos sabemos que mexer com nosso sistema hormonal causa diversos efeitos no organismo. O mais esperado, evidentemente, é o controle sobre a natalidade, mas há outros, como o eventual ganho de peso.

Por isso, nunca despreze as consultas ginecológicas de rotina. O ginecologista está preparado para dar a melhor orientação, inclusive nutricional e comportamental. Cuide bem de você mesma.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.