Dieta do Arco-Íris

Existe uma vertente dietética que relaciona o alimento a energias cósmicas que equilibram e nutrem os sete chacras (segundo a filosofia indiana, são os pontos no nosso corpo por onde passam as energias que nutrem a carne e o espirito).Cada um dos chacras é alimentado por uma cor, e por isso alguns creem a que a Dieta do Arco-Íris é a receita perfeita para o equilíbrio entre corpo são e mente sã.

Para quem não segue estes preceitos, a Dieta do Arco-Íris exemplifica a variedade que uma mesa deve ter nas refeições usando as cores dos alimentos para informar quais nutrientes estão presentes. Que tal falarmos das duas?

A Dieta do Arco-Íris e os chacras

Segundo a filosofia indiana, cada um dos sete chacras é energizado com uma cor específica que o equilibra e mantém o organismo saudável. Quando escolhemos alimentos coloridos certos nos momentos de vigência da energia de cada chacra, estamos proporcionando bem estar, tonicidade e força ao organismo. Veja abaixo as cores de cada chacra, os horários em que cada um atua  e os alimentos.

  • 1º. chacra : vermelho, presentes em diversas frutas como a maça e a malencia.
  • 2º. chacra: laranja. Mais frutas, como, é claro, laranjas.
  • 3º. chacra: amarelo. Além de frutas incluem-se cereais com tom dourado.
  • 4º. chacra: verde. Hora das hortaliças.
  • 5º chacra: azul. Meio difícil achar alimentos azuis… mas usa-se o mirtilo para completar a lista.
  • 6º. chacra: indigo, um tom de azul.
  • 7º. chacra: violeta e branco, a cor de diversos legumes, cereais e frutas.

A Dieta do Arco-Íris baseada na cor dos chacras é vegetariana, como foi possível notar. Por mais que dietas sem carne ajudem a emagrecer, há a ausência de alguns nutrientes essenciais. Tome cuidado e consulte um médico.

A dieta do arco-íris – as cores como guias nutricionais

Também leva o nome de Dieta do Arco-Íris uma regra alimentar onde os alimentos são agrupados pela cor natural, mostrando que a variedade pode suprir o corpo de vitaminas e minerais sem necessidade de suplementações, além de ajudar na perda de peso em uma dieta saudável e regrada graças ao baixo teor calórico das frutas, legumes e verduras. São cinco as cores desta Dieta do Arco-Íris, e cada cor possui uma função.

  • Vermelho – a cor dos antioxidantes, nutrientes que mantém a pele firme, o sistema circulatório funcionando sem obstruções vasculares e combate a retenção de líquidos. Diversas frutas são vermelhas; escolha as suas preferidas.
  • Verde: as fibras ajudam no trato intestinal e os minerais e a água ajudam a desintoxicar o corpo. Hortaliças diversas devem compor o cardápio.
  • Laranja: fonte de betacaroteno, sintetizador da vitamina A, antioxidante, firmador e protetor da pele e dos olhos. Frutas e legumes fazem parte da lista.
  • Amarelo: fornece os carboidratos complexos que energizam o organismo.
  • Branco: ricos em proteína, presentes nas carnes brancas em geral.

Peça a um nutrólogo uma combinação saudável de alimentos coloridos e combata a obesidade, os radicais livres e o inchaço com a Dieta do Arco-Íris.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

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