Dieta do Arco-Íris

Acreditar ou não no poder das cores é uma questão de fé, mas a diversidade dos tons na alimentação é um dos segredos de uma dieta saudável. Aprenda os preceitos da dieta do arco-íris e veja que a cor dos alimentos tem função nutricional.

Mariana | 22 de julho de 2013 | Dicas e Dietas | Nenhum Comentário

Existe uma vertente dietética que relaciona o alimento a energias cósmicas que equilibram e nutrem os sete chacras (segundo a filosofia indiana, são os pontos no nosso corpo por onde passam as energias que nutrem a carne e o espirito).Cada um dos chacras é alimentado por uma cor, e por isso alguns creem a que a Dieta do Arco-Íris é a receita perfeita para o equilíbrio entre corpo são e mente sã.

Para quem não segue estes preceitos, a Dieta do Arco-Íris exemplifica a variedade que uma mesa deve ter nas refeições usando as cores dos alimentos para informar quais nutrientes estão presentes. Que tal falarmos das duas?

dieta del arcoiris Dieta do Arco Íris

A Dieta do Arco-Íris e os chacras

Segundo a filosofia indiana, cada um dos sete chacras é energizado com uma cor específica que o equilibra e mantém o organismo saudável. Quando escolhemos alimentos coloridos certos nos momentos de vigência da energia de cada chacra, estamos proporcionando bem estar, tonicidade e força ao organismo. Veja abaixo as cores de cada chacra, os horários em que cada um atua  e os alimentos.

  • 1º. chacra : vermelho, presentes em diversas frutas como a maça e a malencia.
  • 2º. chacra: laranja. Mais frutas, como, é claro, laranjas.
  • 3º. chacra: amarelo. Além de frutas incluem-se cereais com tom dourado.
  • 4º. chacra: verde. Hora das hortaliças.
  • 5º chacra: azul. Meio difícil achar alimentos azuis… mas usa-se o mirtilo para completar a lista.
  • 6º. chacra: indigo, um tom de azul.
  • 7º. chacra: violeta e branco, a cor de diversos legumes, cereais e frutas.

A Dieta do Arco-Íris baseada na cor dos chacras é vegetariana, como foi possível notar. Por mais que dietas sem carne ajudem a emagrecer, há a ausência de alguns nutrientes essenciais. Tome cuidado e consulte um médico.

 Dieta do Arco Íris

A dieta do arco-íris – as cores como guias nutricionais

Também leva o nome de Dieta do Arco-Íris uma regra alimentar onde os alimentos são agrupados pela cor natural, mostrando que a variedade pode suprir o corpo de vitaminas e minerais sem necessidade de suplementações, além de ajudar na perda de peso em uma dieta saudável e regrada graças ao baixo teor calórico das frutas, legumes e verduras. São cinco as cores desta Dieta do Arco-Íris, e cada cor possui uma função.

  • Vermelho – a cor dos antioxidantes, nutrientes que mantém a pele firme, o sistema circulatório funcionando sem obstruções vasculares e combate a retenção de líquidos. Diversas frutas são vermelhas; escolha as suas preferidas.
  • Verde: as fibras ajudam no trato intestinal e os minerais e a água ajudam a desintoxicar o corpo. Hortaliças diversas devem compor o cardápio.
  • Laranja: fonte de betacaroteno, sintetizador da vitamina A, antioxidante, firmador e protetor da pele e dos olhos. Frutas e legumes fazem parte da lista.
  • Amarelo: fornece os carboidratos complexos que energizam o organismo.
  • Branco: ricos em proteína, presentes nas carnes brancas em geral.

Peça a um nutrólogo uma combinação saudável de alimentos coloridos e combata a obesidade, os radicais livres e o inchaço com a Dieta do Arco-Íris.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

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