Emagrecer com o elíptico

Um dos mais concorridos aparelhos em academias é o elíptico,um simulador de caminhada e esqui conhecido pelo grande gasto calórico. Conheça um pouco maus sobre ele.

Uma academia sem um aparelho elíptico não pode mais ser chamada de academia, já que esse aparelho, também conhecido pelos nomes de simulador de caminhada e transport tem reconhecida eficácia na tonificação dos músculos das pernas e bumbum; mas o maior objetivo de quem o usa é emagrecer com o elíptico, e ele permite isso graças ao grande gasto calórico envolvido.

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A criação do aparelho elíptico

O primeiro simulador de caminhada elíptico, que tem esse nome porque a perna movimenta-se dentro do eixo imaginário de um “ovo deitado”,  ou elipse, foi criado na década de 1990 para que o praticante simulasse uma caminhada sem prejuízo das articulações do joelho, que geralmente sofrem com o impacto das caminhadas e corridas.

Além disso, o aparelho elíptico também melhora a postura por simular a posição de um esquiador, mantendo pernas e braços flexionados de forma correta enquanto o corpo se movimenta.

Exercícios para emagrecer com o elíptico

  • Os movimentos amplos do aparelho elíptico permitem que as séries de exercícios para emagrecer tenham intensidade média. Recomenda-se pelo menos três vezes por semana com sessões com no mínimo 40 minutos de duração.
  • No elíptico, a simulação de caminhada é mais compassada e com gasto calórico bem mais focado. Segundo estudos, uma caminhada em passos leves elimina 250 calorias por hora em média. Caso haja aumento de carga ou de velocidade, o gasto calórico dobra.
  • O condicionamento físico e cardiorrespiratório aumenta exponencialmente quando o exercício no aparelho elíptico torna-se rotineiro.
  • O aparelho elíptico não pode ser usado com exagero, pois o entusiamo pode causar fadiga muscular.

O aparelho elíptico proporciona um dos melhores exercícios aeróbicos entre os aparelhos de ginástica, mas é preciso critério ao exercitar-se nele para que suas calorias sejam queimadas sem prejuízos ao seu organismo, como distensões musculares e excessos. Seguem algumas dicas para emagrecer com o elíptico de forma saudável.

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  • Se possível, procure uma academia com um professor que possa passar séries possíveis de ser feitas; caso não consiga, comece devagar e procure orientação em sites de confiança, que orientem sessões para seres humanos normais.
  • Nunca comece um exercício sem fazer alongamento. Após o fim do treino alongue-se mais; os músculos entram em alerta sem sobressaltos no início e “baixam a bola” com calma no fim.
  • Nunca comece um exercício em jejum. Coma uma fruta ou um carboidrato rico em fibra pelo menos.
  • Hidrate-se sempre! Acostume-se a levar uma garrafa de água e a bebê-la sempre.
  • Não acostume-se com sua “zona de conforto”. Se uma sessão já está sendo feita sem esforço, aumente aos poucos até que haja um pequeno esforço extra.

E o mais importante: nunca comece nenhuma atividade física sem fazer exames físicos e clínicos antes.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.