Emagrecer com o elíptico

Uma academia sem um aparelho elíptico não pode mais ser chamada de academia, já que esse aparelho, também conhecido pelos nomes de simulador de caminhada e transport tem reconhecida eficácia na tonificação dos músculos das pernas e bumbum; mas o maior objetivo de quem o usa é emagrecer com o elíptico, e ele permite isso graças ao grande gasto calórico envolvido.

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A criação do aparelho elíptico

O primeiro simulador de caminhada elíptico, que tem esse nome porque a perna movimenta-se dentro do eixo imaginário de um “ovo deitado”,  ou elipse, foi criado na década de 1990 para que o praticante simulasse uma caminhada sem prejuízo das articulações do joelho, que geralmente sofrem com o impacto das caminhadas e corridas.

Além disso, o aparelho elíptico também melhora a postura por simular a posição de um esquiador, mantendo pernas e braços flexionados de forma correta enquanto o corpo se movimenta.

Exercícios para emagrecer com o elíptico

  • Os movimentos amplos do aparelho elíptico permitem que as séries de exercícios para emagrecer tenham intensidade média. Recomenda-se pelo menos três vezes por semana com sessões com no mínimo 40 minutos de duração.
  • No elíptico, a simulação de caminhada é mais compassada e com gasto calórico bem mais focado. Segundo estudos, uma caminhada em passos leves elimina 250 calorias por hora em média. Caso haja aumento de carga ou de velocidade, o gasto calórico dobra.
  • O condicionamento físico e cardiorrespiratório aumenta exponencialmente quando o exercício no aparelho elíptico torna-se rotineiro.
  • O aparelho elíptico não pode ser usado com exagero, pois o entusiamo pode causar fadiga muscular.

O aparelho elíptico proporciona um dos melhores exercícios aeróbicos entre os aparelhos de ginástica, mas é preciso critério ao exercitar-se nele para que suas calorias sejam queimadas sem prejuízos ao seu organismo, como distensões musculares e excessos. Seguem algumas dicas para emagrecer com o elíptico de forma saudável.

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  • Se possível, procure uma academia com um professor que possa passar séries possíveis de ser feitas; caso não consiga, comece devagar e procure orientação em sites de confiança, que orientem sessões para seres humanos normais.
  • Nunca comece um exercício sem fazer alongamento. Após o fim do treino alongue-se mais; os músculos entram em alerta sem sobressaltos no início e “baixam a bola” com calma no fim.
  • Nunca comece um exercício em jejum. Coma uma fruta ou um carboidrato rico em fibra pelo menos.
  • Hidrate-se sempre! Acostume-se a levar uma garrafa de água e a bebê-la sempre.
  • Não acostume-se com sua “zona de conforto”. Se uma sessão já está sendo feita sem esforço, aumente aos poucos até que haja um pequeno esforço extra.

E o mais importante: nunca comece nenhuma atividade física sem fazer exames físicos e clínicos antes.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

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