Iogurte emagrece ou engorda?

Qual o espaço do iogurte em sua dieta? Essa é a pergunta a ser feita por quem quer saber se iogurte emagrece ou engorda.

Mariana | 13 de junho de 2014 | Alimentos, Comportamento, Dicas e Dietas | Nenhum Comentário

O consumo de iogurte é exortado em dietas como um alimento a ser incluído no dia a dia graças às suas propriedades nutricionais, o que só faz aumentar as perguntas das leitoras desse modesto blog: iogurte emagrece ou engorda?

Já disse antes que qualquer alimento tem calorias e potencial energético, por isso a resposta é aquele que você odeia ouvir mas sou obrigada a dizer: depende.

 Iogurte emagrece ou engorda?

Iogurte: alimento milenar

O iogurte foi um daqueles achados do acaso que a humanidade faz que revolucionou o modo com que os seres humanos se relacionam com a comida.

Exagero? Tente imaginar a vida sem o conforto dos alimentos cozidos e preparados sem o conhecimento de certas propriedades.

Pois o iogurte é resultado do descobrimento da fermentação no leite (é uma simplificação grosseira, mas não sou a Wikipédia, já disse). Foi a partir do início do século XX que as propriedades do iogurte foram dissecadas. Veja algumas delas.

  • Os chamados fermentos lácteos que fazem com que o leite torne-se iogurte fazem com que a digestibilidade dele seja melhor, já que esses fermentos fazem parte da flora intestinal.
  • O iogurte ajuda o sistema imunológico graças à presença dos fermentos (que você deve conhecer pelo nome de lactobacilos), graças a um processo descrito no texto “Alimentos para a flora intestinal“.
  • O iogurte é uma das melhores fontes de cálcio, reconhecido como o principal amigo das dietas de emagrecimento.
  • O iogurte também é fonte de proteína e contém baixa taxa de lactose.

 

 Iogurte emagrece ou engorda?

Mas afinal, iogurte emagrece ou engorda?

Ao invés de simplesmente afirmar se o iogurte emagrece ou engorda, convido-a a uma reflexão sobre alguns hábitos alimentares e o papel do iogurte neles.

  • O iogurte natural, aquele cujos únicos ingredientes são o leite e o fermento lácteo, possui uma média de 40 calorias por porção de 100 gramas.
  • Quando incluído em uma dieta saudável, ele auxilia a digestão, o sistema imunológico e tem efeito antioxidante.
  • Um café da manhã que começa com iogurte e frutas é leve, pouco calórico e elimina os picos de fome indesejados graças às eficientes proteínas lácteas.
  • Qualquer molho cujos ingredientes mais calóricos sejam substituídos pelo iogurte perdem pelo menos 40 por cento de calorias. Por isso mesmo muitos molhos de salada dietéticos são à base de iogurte.
  • Alguns iogurtes e bebidas lácteas fermentadas tem função probiótica, ou seja, são auxiliares de processos metabólicos importantes, geralmente ligadas ao trato intestinal.

O iogurte irá emagrecer ou engordar dependendo do papel dele no cardápio de cada um. Se as escolhas nutricionais (feitas com auxílio médico, por favor) forem ao mesmo tempo saudáveis, saciantes e tiver baixas calorias, é claro que o iogurte ajuda, e muito, a emagrecer. Mas note o verbo “ajudar” conjugado na frase anterior! Não queira fazer alguma maluquice do tipo “dieta do iogurte”.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

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