O papel do ovo na dieta

A reabilitação do ovo como alimento saudável deu-se graças a pesquisas sérias e o fim dos achismos que se tornaram tão comuns no fim do século XX. Saiba o que o ovo pode fazer em sua dieta saudável.

O ovo, esse alimento primordial e que acompanha o ser humano desde sempre, foi durante décadas tachado como um dos principais responsáveis pelo aumento das taxas de colesterol e da obesidade. Banido dos cardápios de todas a dietas, eis que o tempo e pesquisas científicas sérias não só o absolveram dos “crimes dietéticos” pelos quais ele era acusado, como afirmaram que ovo cozido emagrece! Claro que os cientistas não usaram essa frase, mas é só seguir o raciocínio.

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As propriedades do ovo

Uma pesquisa feita pelo departamento de biomedicina da Universidade de Louisiana (EUA) fez com que alguns pacientes entre 25 e 60 anos começassem a consumir ovo cozido no café da manhã (dois, para ser mais exata), enquanto outros comiam uma versão estadunidense do pãozinho francês. Ao final de dois meses de pesquisa, a perda de peso do grupo do ovo cozido foi cerca de 65% maior do que o grupo do pãozinho. Mais: houve uma redução de 35% no índice de gordura visceral. Mas por que isso aconteceu? O ovo não era o vilão das dietas? Pois veja as respostas:

  • O ovo cozido é rico em um tipo de proteína que sacia muito mais do que a encontrada nas carnes. Por isso, ao comê-los a pessoa não tem ataques de fome.
  • Surpresa das surpresas, o ovo cozido é rico em gorduras monoinsaturadas e ômega 3, simplesmente as melhores gorduras existentes, pois ajudam a controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.
  • A clara do ovo possui grande quantidade de uma proteína essencial chamada de leucina, que forma e mantém massa magra, ou seja, os músculos.
  • A saciedade do ovo cozido não é gratuita. Ele contém altas doses de triptofano, substância que ajuda na formação da serotonina, o neurotransmissor do bem estar (você leu o texto “Dieta da Serotonina“?). Quanto maior a absorção de triptofano, maior a produção de serotonina e menor será ansiedade que detona qualquer dieta.
  • O ovo cozido é rico em vitaminas importantes para o bem estar do organismo, como as vitaminas A, B, K, E D e nutrientes como o selênio e o ferro.

E como emagrecer com ovo cozido?

O primeiro passo é incluir ovo cozido na dieta, e não fazer uma dieta a base de ovo cozido, entendeu? Veja algumas recomendações básicas:

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  • Comece o café da manhã com um ou dois ovos cozidos. Isso fará que com que a sensação de saciedade venha mais rápido, evitando assim as temidas fomes fora de hora.
  • Coma ovo cozido antes de eventos gastronômicos calóricos, como festas e aniversários, para que a saciedade faça com que a vontade de acabar com a bandeja de brigadeiro suma de sua cabeça.
  • Não se preocupe, não é necessário comer ovo todo dia; bastam umas quatro vezes por semana.

Dicas finais: o ovo a ser consumido deve ser sempre cozido, nunca frito. E lembre-se: ele faz parte de uma dieta saudável, mas se não houver a inclusão de atividades físicas e uma reeducação alimentar séria, de nada irá adiantar se entupir de ovo cozido.

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