O que causa a obesidade

Antes de saber como eliminar a obesidade, é imperioso saber o que faz com que ela se instale no organismo.

Mariana | 24 de julho de 2013 | Comportamento | Nenhum Comentário

Um professor de meus primeiros anos de escola com quem mantenho contato até hoje sempre disse a mim e a seus alunos que não existem perguntas imbecis, pois cada pergunta é uma porta para a sabedoria. Digo isso porque uma leitora, ao me questionar o que causa a obesidade via e-mail, começou a pergunta com a clássica frase “desculpe-me pela pergunta idiota, mas…”. Saiba, cara leitora, que essa é uma dúvida pertinente, cujas respostas podem determinar o sucesso de dietas e exercícios.  Espero que minha resposta não seja idiota.

Consequências da Obesidade 1 300x225 O que causa a obesidade

O que é obesidade

Para sabermos o que causa a obesidade, precisamos saber do que estamos falando. Obesidade é uma doença crônica causada por diversos fatores distintos. Esses fatores, sobre os quais falarei abaixo, fazem com que as reservas de gordura no corpo aumentem, geralmente de forma exponencial, pois o consumo de alimentos não recebe a contrapartida de um gasto calórico satisfatório. O que torna a obesidade uma doença são os efeitos do aumento do peso e da camada de gordura, como a hipertensão arterial, o diabetes, problemas cardíacos e vasculares e gasto excessivo das articulações, entre outras doenças correlatas.

 O que causa a obesidade

O que causa a obesidade

  • Fatores genéticos – algumas pessoas podem ter propensão ao acúmulo de peso graças ao desarranjo de glândulas que produzem hormônios reguladores do metabolismo e o apetite, além de raras porém conhecidas síndromes. Segundo estudos, apenas 5 por cento das pessoas obesas tem essa predisposição genética.
  • Modo de vida – o consumo contínuo e contumaz de junk food, o sedentarismo institucionalizado na forma de  “praticidade”, além da diminuição de atividades físicas simples, como subir e descer escadas, dão insumo à criação de toda uma geração de obesos.
  • Doenças – problemas de saúde que afetam o equilíbrio hormonal – como o hipotireoidismo – e mental – como os transtornos alimentares –  podem fazer uma pessoa engordar. Há casos em que o consumo de alguns medicamentos causa aumento de peso.
  • Micro-organismos – algumas colônias de bactérias presentes na digestão podem fazer um corpo acumular gordura caso elas se reproduzam em excesso.

Quando uma pessoa sabe as causas da obesidade que a acomete, obterá recursos para combater o excesso de peso de forma adequada e saudável.

O que fazer após saber a causa da obesidade

Ir a um médico é essencial antes, durante e depois de saber a causa da obesidade. As prescrições podem variar e podem incluir dietas e mudanças de estilo de vida, inserção ou remoção de nutrientes, remédios para regular hormônios e mesmo a cirurgia bariátrica.

O importante é não deixar de fazer perguntas pertinentes, pois quem pergunta quer saber e conhecer o que nos aflige é o primeiro passo para nos livrarmos da aflição.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *