O que comer no café da manhã para emagrecer

O café da manhã precisa ser perfeitamente dimensionado em uma dieta equilibrada, mas jamais pulado ou ignorado. Aprenda alguns macetes do desjejum.

Mariana | 30 de julho de 2013 | Comportamento, Dicas e Dietas | Nenhum Comentário

O velho adágio “o café da manhã é a refeição mais importante do dia” nunca foi levado a sério por ninguém, e agora usa-se a desculpa da “falta de tempo” para não cumprir essa recomendação.

Quando li uma mensagem de uma leitora me perguntando o que comer no café da manhã para emagrecer, lembrei-me de mim mesma, que jejuava após acordar e comia apenas no almoço achando que a esperta aqui estivesse emagrecendo. Bem, depois de levar um merecido esporro de minha nutricionista, eis o que aprendi sobre café da manhã e emagrecimento.

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O café da manhã é realmente importante?

Não é possível escapar da velha e boa analogia comparando nosso organismo a uma máquina quando se fala em emagrecimento. O metabolismo humano precisa de combustível para funcionar, e esse combustível vem dos alimentos que consumimos. Contudo, diferentemente de uma máquina, nosso metabolismo possui um certo nível de inteligência. Calma que eu chego lá.

Ao acordarmos, saímos de um período de oito horas de jejum (supondo que você durma oito horas, claro) e o metabolismo espera pacientemente a reposição energética advinda do que você comerá. Se nada for reposto, os sistemas metabólicos “entram na reserva” enquanto gastam menos energia para poupar forças para as atividades cotidianas. Quando enfim o alimento chega, geralmente quatro ou cinco horas depois do despertar, o metabolismo, ao invés de acelerar para gastar, prefere continuar gastando pouco e reservando energia na forma de gordura.

 O que comer no café da manhã para emagrecer

Entendeu? Você precisa comer no café da manhã para emagrecer, pois comendo seu metabolismo entende que sempre será nutrido e trabalha com força máxima, potencializando gastos calóricos e ajudando você a emagrecer. Resumindo: deixar de comer no café da manhã é burrice. Palavra da minha nutricionista.

O café da manhã para emagrecer

“Então posso comer qualquer coisa no café da manhã para emagrecer?”, você deve estar pensando. O desjejum é muito importante para que comamos qualquer coisa. Para continuar usando velhos adágios, muitos recomendam que uma pessoa tenha uma café da manhã de um rei, o almoço de um príncipe e um jantar de mendigos. Veja algumas dicas sobre o que comer no café da manhã para emagrecer:

  • Capriche no carboidrato escolhido. Se não tiver como ter alimentos integrais (o ideal, mas nem sempre possível), coma o pão francês sem miolo ou uma torrada.
  • Ainda falando em carboidratos, habitue-se em ter uma fruta no desjejum. Fonte fácil de fibras, também fornecem vitaminas importantes. Não é preciso uma cesta de novela; basta ficar atenta às frutas da estação.
  • Não despreze o café. A cafeína desperta e ajuda na termogênese, desde que adoçada sem açúcar.
  • Pão sem manteiga não tem graça, eu admito. Troque por margarinas sem gorduras trans e use apenas um pouquinho, por favor.
  • Proteínas são essenciais tanto para manter os músculos nutridos quanto para dar saciedade. Coma versões light de embutidos ou mesmo alimentos à base de soja, que fornecem proteínas de boa qualidade, leves e que servirão aos propósitos nutricionais até a próxima refeição.

Nunca pule o café da manhã; a importância da primeira refeição no processo de perda de peso é enorme. Agora você pode admitir: sua mãe tinha razão.

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