Por que dietas de pouco açúcar emagrecem?

Muito se ouve falar de dietaslowcarb“, zero carboidrato, dietas de zero açúcar, e outras denominações para regimes alimentares de ingestão restrita de açúcares. Mas essas dietas funcionam?

A princípio, podemos dizer que sim, pois as dietas de ingestão reduzida de açúcares proporcionam um efeito de queima de gordura que leva ao emagrecimento.

Foto da uma stévia

Stévia, a planta

Reduzir o consumo de açúcar não é difícil, e quanto mais próximo de zero a pessoa conseguir reduzir seu consumo diário de carboidratos, mais rapidamente irá emagrecer.

O simples fato de passar a adoçar alimentos e bebidas com adoçante em vez de açúcar (normalmente refinado, o que é ainda pior) já faz diferença.

Cortar refrigerantes (ou substituir por suas versões diet) e guloseimas, evitar massas, farinhas, arroz, mandioca, batata, e outros alimentos ricos em carboidratos refinados também pode ser de grande ajuda.

Por que a baixa ingestão de açúcar emagrece

  • O processo de conversão dos nutrientes em energia necessária para a manutenção das funções vitais se chama metabolismo.
  • O corpo pode retirar energia dos carboidratos (açúcares) ou da gordura que ingerimos.
  • Considerando nossa história evolutiva como espécie, sabemos que o corpo utiliza a energia dos carboidratos imediatamente, e armazena as gorduras para o “inverno” (ou seja, para a época de escassez de alimento).
  • Cada caloria que ingerimos na forma de açúcar é uma caloria que deixamos de queimar de nossos depósitos de gordura.
  • Ao ingerir calorias provenientes dos carboidratos em quantidades menores do que as de que o corpo necessita para sobreviver, obrigamo-lo a recorrer aos depósitos de gordura, para transformá-la em energia.

Como queimar as gorduras armazenadas com mais eficiência

A ingestão reduzida de açúcar vai fazer uma grande diferença para quem deseja emagrecer, porém os resultados serão tão melhores quanto maior for a ajuda que a pessoa der, conscientemente, para este processo natural.

Uma das maneiras de acelerar o metabolismo é usando os chamados termogênicos, muito populares na forma de chás, mas que também podem se apresentar de outras formas.

Mas para quem não quiser gastar com produtos industrializados (como o Max Burn, por exemplo, ou o Redux San), existe um jeito grátis de queimar gordura: exercício físico.

A caminhada é um excelente exercício, que além de fazer bem para o corpo de maneira geral (favorecendo os sistemas respiratório e circulatório, por exemplo) vai aumentar o ritmo dos batimentos cardíacos, elevando a demanda por energia, e acelerando a queima de gorduras.

A corrida pode ser mais eficiente, porém o impacto que ela implica pode fazê-la inadequada a quem não esteja condicionado fisicamente. Quem estiver muito acima do peso pode até mesmo se lesionar se resolver praticar corrida sem acompanhamento técnico adequado, e sem o equipamento certo (tênis capazes de absorver o impacto que, caso contrário, seria todo aplicado às articulações).

sucralose

Não há espaço para exceções (adeus, sobremesa)

Certa vez eu estava almoçando com uma amiga, e ela fez sua refeição toda à base de folhas verdes, e um peixinho grelhado como fonte de proteína. Aí, ela levantou, foi lá e serviu um pedaço de pudim que daria para alimentar um batalhão!

Devido à quantidade de calorias daquela porção generosa de pudim, o organismo dela iria passar pelo menos umas 24h sem queimar uma única caloria oriunda da gordura depositada no seu corpitcho redondo.

Claro que, bem intencionada, eu expliquei a ela por que ela estava se alimentando errado, e em troca recebi acusações de ser uma chata estraga-prazeres, e perdi a amiga, que nunca mais quis almoçar comigo.

Durante o ano de 2011 eu emagreci 30kg, controlando muito a ingestão de açúcares (mas eu me permito — que meu médico nunca fique sabendo — comer pizza ou sobremesa uma vez por mês). Já minha ex-amiga, continua com o mesmo peso de antes, só que com o humor muito pior, porque pra ela a dieta é só sacrifício sem compensação.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Quer ajuda para emagrecer?
Enviaremos para você as melhores dicas de nutrição, emagrecimento e vida saudável, diretamente em seu e-mail.
  • Sugestões de dietas
  • Receitas Saudáveis
  • Medicamentos e tratamentos
  • Tratamentos Alternativos
  • Comportamento
  • Histórias Reais de Superação
  • E muito mais!
É GRÁTIS! ASSINE NOSSO INFORMATIVO E RECEBA DICAS DIRETAMENTE NO SEU EMAIL!
* Seu email nunca será fornecido a ninguém.
Dicas Grátis!
Inforrme seu nome e seu email nos campos abaixo, e passe a receber matérias relacionadas a emagrecimento, nutrição e vida saudável. Seus dados jamais serão compartilhados com ninguém (porque odiamos spam).