Quantidade de calorias ingeridas para perder peso

Sabe qual é o grande segredo de famosos e atletas para manter os corpos sempre esculturais? A matemática. Os personal trainers das celebridades são formados em Educação Física e têm noções bastante sólidas de fisiologia para saber a quantidade de calorias ingeridas necessárias para perder peso. Esse número é obtido através de uma equação matemática para calcular a taxa metabólica basal de cada pessoa. Calma, vou explicar, até porquê demorei um bocado para assimilar essa conta.

emagrece 2 Quantidade de calorias ingeridas para perder peso

A taxa metabólica basal

A taxa metabólica basal, também chamada de metabolismo basal, é quantidade de energia que o corpo gasta para manter em funcionamento os órgãos. As contrações do coração, as funções intestinais, as sinapses cerebrais, a metabolização que os fígado, o pâncreas e as glândulas gastam calorias. Alguns corpos gastam mais energia em repouso do que outros, e saber isso é o primeiro passo para que o personal trainer programe as melhores atividades e dietas.

Calculando a quantidade de calorias ingeridas e gastas

Não é uma equação de fácil resolução, mas nada que uma calculadora não dê conta. Cabe aqui um aviso: de nada adianta saber ao metabolismo basal sem saber o que fazer com isso. Procure sempre um especialista, mas faça a conta da TMB (taxa metabólica basal) seguindo os esquemas abaixo.

 Quantidade de calorias ingeridas para perder peso

  • Mulheres = [247 - (2,67 x idade) + (401,5 x altura) + (8,6 x peso)]
  • Homens = [293 - (3,8 x idade) + (456,4 x altura) + (10,12 x peso)]

Como você pode ver, é uma equação relativamente simples. Basta trocar a idade pelo número de anos, a altura em metros (isso mesmo, mais um número decimal) e o peso em quilos. O resultado é, em termos gerais, a quantidade de calorias diárias gastas pelos órgãos.

Para saber quantas calorias devem ser consumidas sem engordar, pegue o resultado da TMB e multiplique por um determinado número baseado em seu estilo de vida. Eis os números:

  • 1,0 se a pessoa for eminentemente sedentária;
  • 1,2 para quem trabalha sentado e não faz nenhuma atividade física;
  • 1,4 se a pessoa trabalha sentada mas pelo menos caminha;
  • 1,6 para quem trabalha e pratica exercícios moderados, como ciclismo de lazer;
  • 1,8 se a pessoa for um trabalhador braçal.

Usando como exemplo uma mulher de 35 anos, com 1,70 metro e 65 quilos que usa bicicleta para se locomover entre casa e trabalho tem TMB de 1.395,1 kcal e pode consumir sem engordar até 2232, 22 kcal diárias.

Esse números são usados por profissionais de treinamento para ajudar a definir eventuais deficiências alimentares,  programar os mais eficientes exercícios para que o gasto calórico seja o ideal e montar uma dieta que não engorde e nem desnutra.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *