spirulina-tablets-loose

Spirulina emagrece?

A spirulina sempre aparece em conversas envolvendo suplementos alimentares que combatem a obesidade. Ouvi muita coisa sobre a spirulina quando comecei a perder peso e geralmente ouvia o temido adjetivo “milagroso”, porém tudo o que eu e minhas amigas queriam saber estava resumida em uma única pergunta: spirulina emagrece? Para que eu pudesse obter uma resposta decente, sem o uso de adjetivos desnecessários, saí à caça de informações pertinentes. Afinal, um pouco de História e fatos científicos fazem, literalmente, bem à saúde.

O que é spirulina?

A spirulina, que antes achava-se que era uma alga, é uma bactéria que se agrupa em colônias que vivem em águas com pH alto e grande quantidade de sais minerais, como o bicarbonato de sódio. Na natureza, a spirulina é encontrada na África, Ásia e Américas Central e do Sul; os maiores criadouros de spirulina para uso comercial localizam-se nos Estados Unidos, Chile, Taiwan, China e Índia.

Quem descobriu a spirulina?

Há relatos históricos sobre o consumo da spirulina entre os povos astecas no México no século 16 e no Chade, no continente africano, como refeição principal ou como complemento de bolos e sopas.

O que a spirulina tem em sua composição?

  • A spirulina é riquíssima em proteínas; cerca de 60 por cento a spirulina é composta por aminoácidos essenciais. Ela é mais rica em proteínas do que ovos, leite e certas carnes.
  • A spirulina contém altas concentrações de betacaroteno (vitamina A), essencial à visão e ao combate aos radicais livres.
  • A spirulina também é fonte de carboidratos complexos, de digestão mais demorada e que não se acumula em depósitos em nosso organismo.

A spirulina emagrece?

Não. A spirulina ajuda na perda de peso mas só o consumo dela não emagrece ninguém. O que a spirulina faz para combater a obesidade é inibir a fome, já que a spirulina incha em contato com a água quando dentro do estômago, dando à pessoa sensação de saciedade. Não há fórmula mágica; a spirulina faz com que a fome diminua, mas a dieta certa e os exercícios continuam a ser complementares.

Como tomar a spirulina? Quais as contraindicações?

Antes de tomar a spirulina, consulte seu médico, já que a spirulina precisa ser tomada antes das principais refeições para que o efeito inibidor da fome seja mais eficaz. Pacientes que fazem tratamentos com anticoagulantes e alérgicas à fenilalanina não podem consumir a spirulina.

Só mais uma curiosidade antes de terminar: a spirulina também é usada na alimentação de peixes de aquário, frangos e gansos. E não há nenhuma ironia nisso, certo?

Até a próxima!

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>