Tireoide engorda?

Existem muitos mitos envolvendo a tireoide e seu papel na obesidade. Saiba como essa glândula age no metabolismo e conheça os tratamentos mais prescritos em caso de disfunções.

Quando se trata de problemas de excesso de peso, é muito comum que se encontrem as mais variadas explicações, muitas vezes baseadas em algum fato cientificamente comprovado mas que na prática carecem de avaliação e diagnóstico de um profissional da área. Principalmente no Brasil é comum que qualquer um com sobrepeso presuma que tem problemas de tireoide, e o problema realmente começa quando em vez de procurarem um médico as pessoas passam a se automedicar.

O que é tireoide?

montagem tireoide 300x214 Tireoide engorda?A tireoide (ou tiroide, não é errado escrever ou pronunciar assim) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Glândula é um órgão que tem a função de secretar algumas substâncias com uma função predeterminada. O sistema endócrino é formado pelas glândulas responsáveis pela secreção das substâncias chamadas de hormônios.

Quais os hormônios secretados pela tireoide?

Basicamente, a tireoide secreta os hormônios Calcitonina, Triodotironina (T3) e Tiroxina (T4). Cerca de 93% do hormônio liberado pela tireoide consiste em T4, e os outros 7% em T3.

A principal função do T4 é estimular o metabolismo basal das células (explicar esse mecanismo está fora do escopo deste texto), e é em decorrência de algum desequilíbrio justamente aí que podem surgir os problemas de dificuldade de o indivíduo perder (ou mesmo de ganhar) peso.

O que é hipotiroidismo?

Hipotiroidismo ou hipotireoidismo é a deficiência dos hormônios produzidos pela glândula tireoide (T3 e T4, como explicado acima). Essa condição provoca fadiga, sonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, diminuição da frequência cardíaca e mixedema (o desenvolvimento de aspecto edematoso em todo o corpo).

Há várias causas distintas para o hipotiroidismo, sendo que a mais comum é a tiroidite de Hashimoto. Outra causa comum é a terapia com radioiodo para o hipertiroidismo. A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotiroidismo, porém sua prevalência tem diminuído em todo o mundo devido aos programas governamentais de adição de iodo à alimentação (especialmente ao sal de cozinha). O hipotiroidismo é uma complicação comum na Síndrome de Down.

(Outras doenças da tireoide não estão sendo mencionadas aqui porque o hipotiroidismo é que causa sobrepeso.)

O que causa o hipotireoidismo?

  • Falta de iodo na alimentação, mas essa causa é cada vez mais rara graças aos suplementos de iodo em diversos alimentos.
  • Uso de medicamentos que impedem a libertação dos hormônios da tireoide.
  • Uma doença autoimune (tipo de doença em que o corpo ataca seus próprios órgãos) chamada tireoidite de Hashimoto.

Como diagnosticar e tratar o hipotireoidismo?

O médico irá pedir exames de sangue para verificar a quantidade dos hormônios da tireoide – TSH, o hormônio estimulante da tireoide e a tiroxina, ou T4L (acrônimo para tiroxina-4 livre). Caso o diagnóstico de hipotireoidismo confirme-se, o médico irá receitar um tratamento com levotiroxina de acordo com o peso e idade de cada paciente. Tanto os exames de sangue quanto os remédios podem ser encontrados na rede pública de saúde. Digamos que saber disso me fez economizar alguns cobres…

300x250 Tireoide engorda? Tireoide engorda?

Atenção: não confunda hipotireoidismo com hipertireoidismo. É só olhar os sufixos; “hipo” define a deficiência de produção de hormônios e “hiper”, o excesso.

O que é tiroidite de Hashimoto?

hipotireoidismo Tireoide engorda?

A tireoidite de Hashimoto é a forma mais comum das tiroidites, uma doença autoimune, onde os próprios anticorpos do organismo lutam contra as células da tiróide. O seu nome é em homenagem ao médico japonês Hakura Hashimoto, que a descreveu pela primeira vez em 1912. Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença auto-imune.

Qual o tratamento para o hipotiroidismo?

O hipotiroidismo poderá ser tratado com reposição hormonal, e caberá exclusivamente ao médico capacitado fazer a prescrição e o acompanhamento do tratamento. Os sintomas do hipotiroidismo são também sintomas de outras condições e patologias, razão pela qual apenas os exames adequados poderão indicar ao profissional se é realmente o caso de uma doença de tireoide. Automedicação, nesses casos, pode até mesmo levar à morte.

É só tratar o hipotiroidismo para começar a emagrecer?

O hipotiroidismo poderá ser um dos componentes responsáveis por uma eventual dificuldade de emagrecimento. Entretanto, uma dieta balanceada e nas quantidades adequadas, acompanhada de exercícios físicos e eventualmente de alguma medicação coadjuvante, são fundamentais, escoradas na força de vontade e no autocontrole, para que o objetivo de emagrecer seja alcançado.

Como emagrecer tendo hipotireoidismo?

  • Siga o tratamento com o remédio prescrito à risca.
  • Verifique os níveis hormonais com frequência. Nas suas visitas ao ginecologista, informe seus problemas com o hipotireoidismo e ele pedirá exames de sangue específicos.
  • Aumente o consumo de fibras e água. Um dos efeitos mais chatos do hipotireoidismo é a chamada constipação, o famoso “intestino preso”, que leva à retenção de líquidos. Capriche nos alimentos integrais!
  • Pratique atividades físicas com regularidade. Pensou que iria escapar do exercício?
  • Durma bem e com qualidade. Os hormônios atingem uma excelência em regularidade durante os períodos de descanso.
  • Elimine as fontes de estresse e alimente-se em intervalos curtos, de preferência de três em três horas.
  • Consuma alimentos ricos em selênio. Este mineral é essencial aos hormônios da tireoide e é encontrado em boa quantidade na castanha do Pará e nos peixes de águas geladas.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.