Tireoide engorda?

Existem muitos mitos envolvendo a tireoide e seu papel na obesidade. Saiba como essa glândula age no metabolismo e conheça os tratamentos mais prescritos em caso de disfunções.

Mariana | 28 de junho de 2014 | Assuntos Diversos, Destaques, Medicamentos | Nenhum Comentário

Quando se trata de problemas de excesso de peso, é muito comum que se encontrem as mais variadas explicações, muitas vezes baseadas em algum fato cientificamente comprovado mas que na prática carecem de avaliação e diagnóstico de um profissional da área.

Principalmente no Brasil é comum que qualquer um com sobrepeso presuma que tem problemas de tireoide, e o problema realmente começa quando em vez de procurarem um médico as pessoas passam a se automedicar.

O que é tireoide?

montagem tireoide 300x214 Tireoide engorda?A tireoide (ou tiroide, não é errado escrever ou pronunciar assim) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo.

Glândula é um órgão que tem a função de secretar algumas substâncias com uma função predeterminada.

O sistema endócrino é formado pelas glândulas responsáveis pela secreção das substâncias chamadas de hormônios.

Quais os hormônios secretados pela tireoide?

Basicamente, a tireoide secreta os hormônios Calcitonina, Triodotironina (T3) e Tiroxina (T4). Cerca de 93% do hormônio liberado pela tireoide consiste em T4, e os outros 7% em T3.

A principal função do T4 é estimular o metabolismo basal das células (explicar esse mecanismo está fora do escopo deste texto), e é em decorrência de algum desequilíbrio justamente aí que podem surgir os problemas de dificuldade de o indivíduo perder (ou mesmo de ganhar) peso.

O que é hipotiroidismo?

Hipotiroidismo ou hipotireoidismo é a deficiência dos hormônios produzidos pela glândula tireoide (T3 e T4, como explicado acima).

Essa condição provoca fadiga, sonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, diminuição da frequência cardíaca e mixedema (o desenvolvimento de aspecto edematoso em todo o corpo).

Há várias causas distintas para o hipotiroidismo, sendo que a mais comum é a tiroidite de Hashimoto. Outra causa comum é a terapia com radioiodo para o hipertiroidismo. A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotiroidismo, porém sua prevalência tem diminuído em todo o mundo devido aos programas governamentais de adição de iodo à alimentação (especialmente ao sal de cozinha). O hipotiroidismo é uma complicação comum na Síndrome de Down.

(Outras doenças da tireoide não estão sendo mencionadas aqui porque o hipotiroidismo é que causa sobrepeso.)

O que causa o hipotireoidismo?

  • Falta de iodo na alimentação, mas essa causa é cada vez mais rara graças aos suplementos de iodo em diversos alimentos.
  • Uso de medicamentos que impedem a libertação dos hormônios da tireoide.
  • Uma doença autoimune (tipo de doença em que o corpo ataca seus próprios órgãos) chamada tireoidite de Hashimoto.

Como diagnosticar e tratar o hipotireoidismo?

O médico irá pedir exames de sangue para verificar a quantidade dos hormônios da tireoide – TSH, o hormônio estimulante da tireoide e a tiroxina, ou T4L (acrônimo para tiroxina-4 livre).

 Tireoide engorda?

Caso o diagnóstico de hipotireoidismo confirme-se, o médico irá receitar um tratamento com levotiroxina de acordo com o peso e idade de cada paciente. Tanto os exames de sangue quanto os remédios podem ser encontrados na rede pública de saúde. Digamos que saber disso me fez economizar alguns cobres…

Atenção: não confunda hipotireoidismo com hipertireoidismo. É só olhar os sufixos; “hipo” define a deficiência de produção de hormônios e “hiper”, o excesso.

O que é tiroidite de Hashimoto?

hipotireoidismo Tireoide engorda?

A tireoidite de Hashimoto é a forma mais comum das tiroidites, uma doença autoimune, onde os próprios anticorpos do organismo lutam contra as células da tiroide.

O seu nome é em homenagem ao médico japonês Hakura Hashimoto, que a descreveu pela primeira vez em 1912. Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença auto-imune.

Qual o tratamento para o hipotiroidismo?

O hipotiroidismo poderá ser tratado com reposição hormonal, e caberá exclusivamente ao médico capacitado fazer a prescrição e o acompanhamento do tratamento. Os sintomas do hipotiroidismo são também sintomas de outras condições e patologias, razão pela qual apenas os exames adequados poderão indicar ao profissional se é realmente o caso de uma doença de tireoide. Automedicação, nesses casos, pode até mesmo levar à morte.

É só tratar o hipotiroidismo para começar a emagrecer?

O hipotiroidismo poderá ser um dos componentes responsáveis por uma eventual dificuldade de emagrecimento. Entretanto, uma dieta balanceada e nas quantidades adequadas, acompanhada de exercícios físicos e eventualmente de alguma medicação coadjuvante, são fundamentais, escoradas na força de vontade e no autocontrole, para que o objetivo de emagrecer seja alcançado.

Como emagrecer tendo hipotireoidismo?

  • Siga o tratamento com o remédio prescrito à risca.
  • Verifique os níveis hormonais com frequência. Nas suas visitas ao ginecologista, informe seus problemas com o hipotireoidismo e ele pedirá exames de sangue específicos.
  • Aumente o consumo de fibras e água. Um dos efeitos mais chatos do hipotireoidismo é a chamada constipação, o famoso “intestino preso”, que leva à retenção de líquidos. Capriche nos alimentos integrais!
  • Pratique atividades físicas com regularidade. Pensou que iria escapar do exercício?
  • Durma bem e com qualidade. Os hormônios atingem uma excelência em regularidade durante os períodos de descanso.
  • Elimine as fontes de estresse e alimente-se em intervalos curtos, de preferência de três em três horas.
  • Consuma alimentos ricos em selênio. Este mineral é essencial aos hormônios da tireoide e é encontrado em boa quantidade na castanha do Pará e nos peixes de águas geladas.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Ainda sem comentários

Adicionar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *