Verduras e legumes que emagrecem

A princípio, verduras e legumes que emagrecem estão em toda a parte, haja vista o destaque que ambos têm nas dietas elaboradas por 11 entre 10 nutricionistas. Mas o que interessa saber é qual o papel de determinadas verduras e legumes no processo de emagrecimento.

Elas, mais as frutas, são a única unanimidade entre médicos sérios que professam a perda de peso com saúde. Vamos olhá-las mais atentamente sob o microscópio de nossa curiosidade.

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Verduras e legumes: por que inclui-los na dieta

Não adianta espernear ou dizer que o assunto é maçante; a inclusão de verduras e legumes que emagrecem na dieta é de vital importância.

Nossa existência enquanto máquina depende muito do que ingerimos sob a forma de verduras, legumes e frutas, e não há uma vírgula sequer de exagero nesta afirmação. Senão vejamos.

  • Verduras e legumes são ricos em fibras solúveis e insolúveis, precursoras do bom funcionamento do intestino; ajudam na perfeita digestão, mantêm a flora intestinal ativa e funcional e ajuda a manter os níveis de colesterol sob controle.
  • Verduras e legumes são excelentes fontes da vitamina A, ou melhor, do produtor dela, os carotenoides. A vitamina A é importantíssima na regeneração celular, combatendo o envelhecimento precoce e diversos malefícios a diversos órgãos importantes, como os olhos.
  • A sensação de saciedade que verduras e legumes causam não causa a famosa letargia após refeições mais pesadas, principalmente por conta da rapidez com que esses alimentos são digeridos.
  • Substituir alimentos calóricos em refeições por verduras e legumes tem um efeito imediato na  diminuição das calorias consumidas.

Quais as verduras e legumes que emagrecem mais?

É uma pergunta perigosa que pode dar margem a respostas inadequadas. Um dieta séria não elimina nenhum alimento importante, e exortar o consumo de verduras e legumes que emagrecer sem explicar que eles devem fazer parte da dieta, e não simplesmente SER a dieta, é o primeiro passo.

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O segredo é a substituição de alimentos calóricos em combinações comuns no dia a dia por verduras e legumes de forma criteriosa e inteligente. Veja alguns exemplos.

  • Em algumas refeições noturnas da semana, troque o arroz ou macarrão por uma sopa de legumes preparada com pouca ou nenhuma gordura. A quantidade de calorias ingerida será pífia.
  • Nos sanduíches, é possível substituir ovos e bacon por produtos como cebolas e cogumelos, para dar um toque crocante e picante, e parte do queijo por verduras como a alface ou a rúcula. Essa brincadeira faz com que o consumo de calorias caia bruscamente.
  • Capriche na salada do almoço, colorindo-a com todas as matizes possíveis encontradas na feira livre. Se a salada for o primeiro prato a ser consumido, a chance das porções dos demais alimentos ser menor, graças à saciedade causada pelas verduras e legumes, aumenta, causando menor consumo de calorias por refeição.
  • Muitas verduras e legumes possuem quantidades ínfimas de calorias, por isso usa-se muitas variedades na chamada dieta volumétrica, já conhecida das leitoras.

Capriche na escolha e consumo de verduras e legumes que emagrecem. Lembre-se de consumi-los frescos, pois elas deterioram-se com muita facilidade e certas propriedades nutricionais, como a quantidade de vitaminas e minerais perde-se com o murchar das folhas, tubérculos e talos.

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

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