5 benefícios da manteiga ghee

Conhece a manteiga ghee, ou clarificada? Ela é um dos segredos culinários de muitos chefs e pode ser uma alternativa saudável aos óleos.

A manteiga ghee, ou manteiga clarificada, é um dos novos pilares da alimentação saudável moderna. Oriunda da cozinha indiana e da medicina aiurvédica, esse tipo de manteiga tem sido usada tanto como truque culinário quanto como panaceia para tratamentos terapêuticos.

Tentaremos esmiuçar os benefícios da manteiga ghee (lê-se gui) tendo em vista seu valor culinário em uma dieta saudável. Contudo, sempre consulte seu médico antes de incluir qualquer alimento em seu regime alimentar.

Como é feita a manteiga ghee?

A manteiga ghee, ou clarificada, é obtida através do processamento da manteiga de leite de vaca ou de búfala em uma espécie de aquecimento em banho-maria.

Como manteiga de leite de búfala não é exatamente popular no Brasil, focaremos no uso da tradicional manteiga, que precisa ser sem sal.

Aquece-se a manteiga em um recipiente que ficará sobre uma panela com água quente, em fogo muito baixo. Quando ela se liquefazer, retire a espuma que se forma por cima com uma espumadeira com cuidado.

O processo de clarificação é suave e lento. Transformar 500 gramas de manteiga sem sal (dois tabletes) em ghee pode levar cerca de uma hora e meia ou duas horas. Peneire o produro final.

Propriedades gerais da manteiga ghee

A manteiga clarificada é dourada e fica mais transparente do que a tradicional. Pode ser conservada em recipientes de vidro esterilizado.

No primeiro dia, guarde a manteiga na geladeira. Depois, ela pode ser armazenada em temperatura ambiente, em local sem luz direta.

A manteiga ghee pode ser consumida de forma moderada por quem tem intolerância à lactose, pois o processo de clarificação elimina a proteína.

Benefícios da manteiga ghee

1- Ela possui vitaminas A, E, D e K, que são lipossolúveis.
2- A durabilidade da manteiga ghee é incrementada e pode ser mantida fora da geladeira, facilitando seu consumo.
3- A ausência de lactose, além de boa pra quem sofre de intolerância, faz com que a manteiga clarificada seja mais suave e de fácil digestão.
4- É uma boa opção para frituras salteadas (sem imersão, apenas para dar sabor e cozinhar lentamente) por que sua estabilidade ao acréscimo de temperatura é maior.
5- Possui alta taxa de antioxidantes que permitem eliminar o colesterol ruim da corrente sanguínea, além de ser fonte de gorduras mono e poli-insaturadas, benéficas ao organismo.

Considerações finais

Além das vantagens acima mencionadas, a manteiga ghee é usada de forma terapêutica por adeptos da citada medicina aiurvédica, como produto cosmético e cicatrizante e em terapias alimentares indianas.

Além de pode ser produzido em casa, é possível encontrar a manteiga ghee em lojas especializadas. A inclusão da manteiga clarificada na dieta deve ser feita de maneira sensata e saudável, acompanhada sempre de uma rotina de exercícios físicos.

E não custa repetir: consulte um médico ao incluir quaisquer alimentos em seu regime.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.56
Total de Votos: 9

5 benefícios da manteiga ghee

Comente