5 benefícios do leite de coco na dieta

Incluir o leite de coco como bebida funcional na dieta pode trazer benesses ao organismo e ajudar a emagrecer.

17 de maio de 2017 • Por Mariana, em Alimentos


O leite de coco, ingrediente muito utilizado em receitas tradicionalmente engordativas, mas deliciosas, pode ter um papel funcional em uma dieta equilibrada e saudável.

E estamos falando do leite de coco industrializado, encontrado em qualquer supermercado. Quem quiser extrair seu próprio leite a partir da polpa de cocos pode, mas a vida moderna requer praticidade e as marcas de leite de coco existentes no mercado são confiáveis e seguras para consumo.

Listaremos aqui as 5 principais vantagens do consumo diário do leite de coco para o organismo.


1- O leite de coco é fonte de gorduras boas

Feito com polpa de cocos maduros, a bebida é rica em um tipo de gordura chamado ácido láurico, presente no leite materno. Essa substância combate os efeitos nocivos do LDL, a gordura ruim, principalmente a oxidação (“enferrujamento”), causadora de doenças cardíacas e vasculares.

O ácido láurico também fortalece a sistema imunológico por combater vírus e bactérias. Outra grande vantagem é a saciedade que ele causa, eliminando a fome fora de hora.


2- O leite de coco é um excelente alimento pré-treino

Bater leite de coco com uma fruta e tomar essa bebida antes de praticar exercícios contínuos, como os feitos em academia, cooper e bicicleta proporciona um aporte de energia bem vindo. A gordura presente no leite de coco é rapidamente metabolizada pelos músculos quando eles são exigidos nos treinos.


3- Combate a hipertensão

Um dos destaques do leite de coco é a quantidade de potássio. 100 gramas de leite de coco tem em média 263 g de potássio. O mineral é conhecido por melhorar a circulação sanguínea, deixando as paredes das artérias mais elásticas.

O potássio também regula o volume de água nas células e previne a fadiga muscular, evitando as temidas cãibras, além de agir em conjunto com cálcio para fortalecer os ossos.

carregando…


4- O leite de coco fornece vitaminas essenciais.

Três vitaminas importantes ao metabolismo são encontrados na bebida: A, D e B12. Todas elas fortalecem o sistema imune, cada qual ao seu modo.

A vitamina A melhora e protege a visão, ajuda na formação dos dentes e ajudam a regenerar as células do corpo. A vitamina D reduz os riscos de inflamações e fortalece os ossos. A vitamina B12 combate a anemia e é o principal alimento das células.


5- Pode ser tomado por todos e todas

Os veganos podem beber o leite de coco sem medo. Quem tem intolerância à lactose não precisa se preocupar. A ausência de lactose está garantida por ser um ingrediente extraído de fontes vegetais.


Considerações finais

O leite de coco fornece 230 calorias por 100 gramas, em média. Quem o consome como bebida costuma misturar por liquidificação com frutas para aumentar tanto o potencial vitamínico quanto o sabor.

Caso queira incluir esse alimento em sua dieta, consulte um nutricionista e adapte porções adequadas ao seu biotipo e estilo de vida.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!