5 boas razões para comer maçã

Quer trocar o doce calórico da sobremesa por uma alternativa saudável? Pense na maçã com carinho. Leia aqui alguns bons motivos para consumir a fruta.

20 de maio de 2017 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


 

Os frutos da macieira fazem parte, sem exageros, da História da humanidade. Desde a fama de fruto proibido (injusta, diga-se de passagem) até ao status de fruta essencial em uma dieta saudável, a maçã tem papel cativo e importante na alimentação humana.

Sua popularidade fez com que a maçã fosse exaustivamente estudada, e o resultado de inúmeras pesquisas feitas em diversas universidades serviram para corroborar o que muitos sabiam de forma instintiva: maçã faz bem à saúde.

Propriedades nutricionais da maçã

Comer uma maçã média injeta nutrientes muito bem vistos por qualquer nutricionista de respeito. Acompanhe a quantidade de nutrientes e calorias da maçã, numa porção de 100 gramas.

  • A maçã possui irrisórias 63 calorias;
  • 40 UI (unidades internacionais) de vitamina A;
  • Dentre as vitaminas do complexo B, a maçã possui 45mg de B1 (tiamina), 100 mg de B2 (riboflavina) e B5 (niacina).
  • Entre os minerais, destaque para o potássio, com 125 mg por porção. A maçã também é rica em ferro, fósforo, enxofre, magnésio e cálcio.

Mas por que a maçã faz bem à saúde?

Um misto de observação dos consumidores de maçã e análises laboratoriais foram determinantes para a comprovação dos benefícios da fruta à saúde humana.

Não são efeitos milagrosos e são obtidos graças à união de dietas equilibradas e vida ativa, mas pode-se dizer que a maçã auxilia, e muito, no bem estar e na saúde de quem a consome.

  1. Os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes da maçã foram comprovados em pesquisas envolvendo a presença do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea. O consumo de duas maçãs diárias (com destaque para a a variedade Gala, muito conhecida e consumida no Brasil) diminuiu consideravelmente os níveis de colesterol LDL incrustados nas paredes das artérias.
  2. As mesmas substâncias antioxidantes presentes tanto na polpa quanto na casca fazem com que células com propensão ao desenvolvimento de câncer sintam-se inibidas em se reproduzir. Os principais órgãos beneficiados com essa ação anti-cancerígena são o fígado e os órgãos do sistema digestivo.
  3. A maçã é rica em pectina, fibra insolúvel que estimula a digestão e auxilia na prevenção de doenças cardíacas e vasculares, além de ser eficiente na eliminação de toxinas e da contaminação por metais pesados, como o chumbo e o mercúrio, que prejudicam o metabolismo humano.
  4. A maçã é também conhecida como ” a fruta amiga do diabético”, graças à frutose (açúcar das frutas) de lenta digestão, que faz com que os níveis de glicose mantenham-se estáveis.
  5. Como se todos esses benefícios não fossem o suficiente, a maçã ainda ajuda na higiene bucal. Ao mastigar a maçã, as gengivas são estimuladas e a produção de saliva, essencial no equilíbrio da acidez bucal, é aumentada. Comer uma maçã após um almoço onde não se pode escovar os dentes depois mantém dentes e gengivas saudáveis, o que não significa que os hábitos de higiene bucal devam ser abandonados.

O adágio dos povos anglo-saxões sobre a maçã (“One apple a day keeps the doctor away“, ou uma maçã por dia mantém o médico longe, em tradução livre) existe desde meados do século XIX, pois os benefícios de uma dieta onde a maçã é inserida no cardápio eram evidentes demais para ser ignorados.

As variedades de maçã mais vendidas no Brasil – Fuji e Gala – estão entre as que possuem maiores níveis das substâncias benéficas presentes em uma maçã, sendo que a maçã Gala possui vitamina C em quantidade suficiente para suprir as necessidades diárias de um adulto. Recomenda-se consumir a maçã in natura e com casca.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.78
Total de Votos: 9

5 boas razões para comer maçã

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

5 comentários

  • Aline • 05/06/2013

    Este comentário entre parentese foi muito pessoal e totalmente desnecessário,sendo que em número massacrante a fé do nosso país é cristã,Esse comentário é anti-cristão,porque o mesmo Deus do Edem é o Pai de Jesus e nosso PAI,que por acaso não é injusto,pelo contrário um dos maiores dos seus atributos é JUSTÇA. ELE É SANTO E NÃO HÁ INJUSTIÇA NELE E SIM EM NÓS MISERÁVEIS PECADORES!!

    Responder
    • Mariana Silveira • 05/06/2013

      Amiga.

      Se sua fé é baseada na ignorância e no preconceito, e mergulhada em suscetibilidades, é favor que não volte mais ao meu blog. Aqui é MEU espaço, e eu não vou me privar de fazer os comentários que desejar. Se quiser ler textos sem opinião vá ler um portal de notícias, não um blog. Passe bem.

      Responder
      • Aline • 05/06/2013

        Com certeza você vai continuar sem nenhum comentário postado,pois quem é ignorante aqui é você.Claro que não tenho interesse em entrar no seu blog…Não tenho comunhão com anti-cristos.

        Responder
        • Janio Sarmento • 05/06/2013

          Que sorte a minha!

          Engraçado que quem acredita em Adão, Eva e maçã é você e a ignorante sou eu.

          Beijinhos, amor, vai pra igreja rezar que você está precisando, linda!

          Responder
        • SirLucius • 09/07/2013

          A blogueira não falou nada demais, aliás na bíblia nem diz qual era o tal fruto proibido. Portanto acho desnecessário essa crítica ao post. Ao contrário do que vc diz, tenho que dar os parabéns para blogueira. Comecei a apreciar muito uma maçazinha gala ultimamente o que me levou a vasculhar todo canto da net em busca de informações sobre essa maravilha criada por Deus. Abraços

          Responder

O que você pensa disso? Vamos construir um debate!