5HTP, a pílula que combate a fome

O combate aos ataques de fome é o novo foco da criação de remédios, e essa é a proposta do 5HTP, a nova substância que simula a ação dos hormônios naturais.

26 de março de 2014 • Por Mariana, em Medicamentos


A busca por medicamentos e suplementos alimentares que auxiliem no emagrecimento tem deixado pesquisadores debruçados sobre seus microscópios, pois após a descoberta dos efeitos colaterais dos fármacos usados no combate à obesidade e a consequente proibição da venda e distribuição deles, o novo foco é a descoberta de substâncias que possam ativar hormônios e neurotransmissores responsáveis pela fome, pela ansiedade e pelo desânimo em seguir dietas. O novo queridinho do momento é uma sigla a princípio estranha: 5HTP.

dieta-capsulas-naturais-17539

O que é o 5HTP

Esse código é a sigla de 5-hidroxitriptofano, uma substância retirada das sementes de um arbusto oriundo da África, em países como Costa do Marfim e Gana.

O 5HTP possui semelhanças químicas com o triptofano, hormônio que ajuda a produzir a serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

Segundo pesquisas em universidades japonesas, o 5HTP potencializa o ânimo e a saciedade em níveis maiores do que o triptofano naturalmente produzido pelo hipotálamo. Esse aumento de potencia produz uma série de ações benéficas para quem deseja emagrecer:

  • Aumenta a disposição e o bom humor, essenciais para a manutenção de dietas geralmente espartanas.
  • Inibe a compulsão alimentar e os famosos ataques à geladeira.
  • Ajuda na produção do hormônio da saciedade, a leptina.
  • Tem efeito positivo sobre a qualidade do sono.
  • Debela os principais sintomas da temida TPM.

Como é encontrado o 5HTP

Nos Estados Unidos e no Oriente, o 5HTP é comercializado em cápsulas. O FDA (Food and Drug Administration) estadunidense considera o hidroxitriptofano um suplemento alimentar.

Aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Alimentar) não aprovou a venda do produto industrializado. Contudo, como a substância é obtida através de uma planta, pode-se manipular sob prescrição médica.

Cuidados e efeitos colaterais

Além das precauções em adquirir cápsulas sem procedência, só consuma o 5HTP após uma consulta médica e sob rigorosa prescrição.

carregando…

Gestantes e lactentes não podem tomar a substância, pois os efeitos em bebês é desconhecido.

Pessoas que tomam antidepressivos não podem utilizar o 5HTP, pois o estímulo aos neurotransmissores pode causar confusão mental e manias.

O excesso ou uso em doses inadequadas podem causar problemas gástricos, como náuseas, azia e desconfortos intestinais.

O 5HTP não é uma fórmula mágica de emagrecimento. O auxílio que ele fornece só poderá ser sentido em conjunto com hábitos alimentares saudáveis e a inclusão de atividades físicas. Procure sempre um médico.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!