7 frutas que ajudam a emagrecer

O consumo diário de frutas é recomendado para quem deseja manter uma cardápio saudável e perder peso.

Comer até cinco porções de frutas é o recomendado para que se obtenha todos os nutrientes, vitaminas, sais minerais e fibras. A variedade também é importante, e essa diversidade pode ser estabelecida pelas cores.

Para que a tentação da monotonia não afete seu desejo de manter uma dieta equilibrada e saudável, listaremos aqui 7 frutas que podem ser incluídas no cardápio do dia a dia e que são de fácil aquisição em suas respectivas épocas de cultivo.

Antes, o conceito de porção

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda cinco porções diárias de frutas, mas como podemos medir uma porção?

Uma fruta de tamanho médio média, ou uma fatia com até três dedos de largura, ou 10 bagos de frutas em cachos são consideradas uma porção.

1-Maçã

Uma das mais práticas e completas frutas, ela é rica em pectina, uma fibra solúvel que aumenta a sensação de saciedade por se transformar em gel no estômago. Fornece potássio, que diminui o inchaço, e antioxidantes que reduzem os radicais livres. Uma maçã tem 80 calorias em média

2-Uva

A casca e a semente possuem antioxidantes mais potentes que a vitamina C. Comer uvas de forma integral elimina vetores de radicais livres. Também tem minerais importantes como o cálcio, ferro, fósforo e potássio, importantes em quaisquer dietas. 10 uvas tem cerca de 50 calorias.

3-Tangerina

Ou mexerica, ou bergamota… assim como sua prima laranja, é rica em vitamina C, que é fundamental para a absorção de ferro pelo organismo, além de fonte de fibras e água, o que melhora a digestão. Uma tangerina média tem 40 calorias.

4-Banana

A mais tradicional fonte de potássio, mineral que reduz o risco de cãibras e elimina o inchaço, também é uma boa pedida para saciar a fome por conter fibras. O triptofano reduz a vontade de comer doces. Uma banana pode ter entre 80 e 120 caloiras, dependendo do tipo.

5-Morango

Uma fonte segura e abundante de vitamina C, o morango também possui um antioxidante chamado antocianina, que melhora a pressão arterial e protege o sistema c circulatório. A fruta também tem propriedades anti-inflamatórias. 100 gramas fornecem cerca de 45 calorias.

6-Melancia

Por ser composta de água, ela tem função diurética (auxilia os rins a expelir melhor a urina). Rica em fibras que ajudam a regular os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Uma fatia de 100 gramas contém 25 calorias.

7-Abacaxi

Mais uma fonte conhecida e segura de vitamina C, importante para o sistema imunológico por ser componente das células de defesa do nosso corpo. Também possui função diurética e digestiva, por conter fibras solúveis e água. Uma fatia de 100 gramas tem 50 gramas.

Considerações finais

O ideal é comer uma porção de frutas por refeição e usá-las como opção para os horários de lanche. Consulte seu médico para saber quais frutas podem ser melhor aproveitadas antes e depois de atividades físicas.

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