8 truques para emagrecer sem pensar

É possível emagrecer sem pensar mudando poucos mas arraigados hábitos? Segundo recentes pesquisas, SIM!

11 de maio de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Comportamento, Dicas e Dietas


Há quem pense, não sem razão, que emagrecer é algo que requer uma enorme carga de disciplina e disposição. Embora essas duas qualidades ajudem, é possível perder peso sem sequer pensar nisso.

Não se trata de panaceias retiradas de matérias apócrifas “milagrosas”, mas de um estudo capitaneado no Laboratório de Alimentos da Universidade de Cornwell (EUA).

O grande “segredo” é criar hábitos que nos faça comer menos sem sacrifícios desnecessários.


Comer para se movimentar, e movimentar-se para comer

Graças às bem-vindas facilidades do mundo moderno, nosso sedentarismo torna-se não só físico, mas também (e em alguns casos, principalmente) psicológico.

A lei do mínimo esforço faz com que consumamos alimentos em maior quantidade, em menor tempo e com baixa qualidade nutricional.

 

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Esses pequenos truques (ou lifehacks, como gostam de chamar os adoradores de novos anglicismos) podem ajudar a promover a perda de peso sem pensar. Basta agir.


Hábitos para emagrecer sem pensar

  1. Coloque as frutas, verduras e legumes em destaque tanto na geladeira quanto na despensa principal. Facilitar o acesso à comida saudável ajuda a nos alimentar corretamente,
  2. Mantenha os cereais integrais em destaque no armário. Como já cansamos de saber, esse tipo de cereal sacia com porções menores, mantém a flora intestinal funcionando corretamente e possui diversas funções benéficas ao metabolismo.
  3. Quando for se servir nas refeições, mantenha as panelas no fogão, longe da mesa. Parece  bobagem, mas o acesso facilitado ao alimento diretamente à mesa propicia ataques de gula mais frequentes. Segundo o estudo da universidade, diminui-se cerca de 20% o consumo de comida dessa maneira.
  4. No restaurante, procure manter-se longe da cozinha, ou da porta de acesso dos garçons. A tentação em repetir a refeição ou pedir sobremesa aumenta quando se observa a dança de pratos entrando e saindo. Recomenda-se escolher uma mesa perto da porta.
  5. Cuidado com as bebidas alcoólicas, uma fonte de calorias vazias muito sedutora. Se for beber, prefira vinho tinto e em taças pequenas. O porquê é de uma obviedade quase pueril: bebidas mais claras “se perdem” do olhar quando as colocamos em copos ou taças transparentes. A cor do vinho tinto faz com que nos conscientizemos do quanto estamos bebendo de forma visual.
  6. Acostume-se a andar por todo o supermercado, pesquisando novos produtos. Não se deixe levar pela comodidade do primeiro produto da primeira prateleira; veja se há outras opções, outros produtos e saiba escolher os mais saudáveis.
  7. Sirva seu almoço ou jantar em pratos menores. Mais uma vez estaremos colocando sob uma perspectiva visual o que comemos. As porções ficam automaticamente diminutas e aprenderemos a comer apenas para saciar a fome do corpo, e não dos olhos.
  8. Não deixe doces e guloseimas à mão. Nossa gula é atiçada principalmente pelo fácil acesso a essas tentações. Coloque os acepipes em jarros de difícil alcance ou em potes hermeticamente tampados (sim, me refiro à famosa marca de utensílios).

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