A dieta dos carboidratos balanceados

A dieta dos carboidratos balanceados faz com que a pessoa emagreça mantendo o pão e as massas no cardápio. O segredo está na quantidade.

A imensa maioria das dietas existentes prega algum tipo de exclusão, e o principal nutriente a ser cortado é o carboidrato. Muitos regimes chegam a abominá-lo como se ele fosse o principal culpado pela obesidade.

Ciente desses exageros, o nutricionista estadunidense Robert Ferguson criou a dieta dos carboidratos balanceados, que prega um cardápio onde o pães e massas podem fazer, sim, parte de um regime sem receberem a incômoda responsabilidade da culpa.

Qual a proposta da dieta?

O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo e sua falta pode ocasionar diversos males. O problema com ele e com qualquer nutriente é o exagero em seu consumo.

O excesso na ingestão de carboidratos causa acúmulo de açúcar e gordura na corrente sanguínea e nas células adiposas, respectivamente. Contudo, se eliminarmos bruscamente o nutriente da alimentação o corpo não receberá energia suficiente para realizar atividades metabólicas básicas e a pessoa pode sofrer com hipoglicemia, que é a baixa concentração de açúcar no sangue, tão perigosa quando o excesso.

A dieta dos carboidratos balanceados professa um cardápio com combinações que diminuam a aceleração de absorção do nutriente. Geralmente combina-se o carboidrato com fibras solúveis e insolúveis e proteínas e essa junção pode fazer com que o corpo alimente-se de forma correta e emagreça.

O mecanismo de ação da dieta dos carboidratos balanceados

Ao unir alimentos muito consumidos como pão, macarrão e arroz branco com fibras e proteínas faz com que haja ao mesmo tempo nutrição perfeita e saciedade. É sabido que as fibras e a proteína causam uma sensação de “barriga cheia” se devidamente combinados com alguns carboidratos.

Além da satisfação, o balanceamento entre os nutrientes faz com que a glicose fornecida pelas fontes de carboidratos seja absorvida mais lentamente, mantendo os alimentos por mais tempo no sangue e equilibrando a produção de insulina.

Como fazer a dieta corretamente

A dieta dos carboidratos balanceados é personalizada. Isso significa que o cardápio dela deve ser elaborado especialmente para cada pessoa, e isso só pode ser feito com a ajuda de um nutricionista. Contudo, algumas dicas gerais podem ser dadas.

  • Beba bastante água, já que haverá aumento no consumo de fibras.
  • Mantenha uma rotina de exercícios físicos para manter o metabolismo sempre ativo.
  • Não fume e diminua  o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Faça as refeições de três em três horas.

Por manter o consumo de carboidratos simples, a dieta não é indicada para quem tem doença celíaca, pois o glúten não é retirado da alimentação. E não faça nenhuma dieta sem recomendação médica.

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