A dieta dos pontos

Entre as dietas mais copiadas por todos, uma das mais conhecidas é a dieta dos pontos. Conheça o método, o rigor e a nova contagem alimentar proposta.

20 de julho de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Vez ou outra aparecem dietas que transformam-se em moda e recebem adesão em massa de celebridades e matérias em revistas e jornais. Algumas delas serão mostradas aqui porque acreditamos, antes de mais nada, no direito que o leitor tem à informação.

Claro que sempre salientamos: quaisquer que sejam as informações que nós ou outro veículo repassemos, elas não podem ser substitutas de uma consulta médica. Isso posto, falaremos da incensada dieta dos pontos.

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O mecanismo da dieta dos pontos

Criada há cerca de trinta anos pelo endocrinologista Alfredo Halpern (CRM/SP 12535), a dieta dos pontos é de uma simplicidade cativante, que consegue eliminar as temidas restrições alimentares e auxilia no que é o passo mais importante em uma dieta: a reeducação alimentar.

O pulo do gato da dieta dos pontos é a relevância das calorias, e não dos alimentos. Cada 3,6 calorias equivale a 1 ponto. Os alimentos são divididos em grupos e recebem a pontuação determinada pelas calorias contidas neles. E quem determina a dieta adequada para a pessoa é o nutricionista e/ou endocrinologista.

A principal vantagem da dieta dos pontos é a inexistência de restrições alimentares. Desde que consumidos com a moderação ditada pela dieta específica, pode-se comer de tudo, mas tudo mesmo. Há um preço a se pagar, contudo: o rigor. A dieta dos pontos precisa de um controle rígido, inclusive anotando-se o que se come.

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Por se basear em cada indivíduo, a dieta dos pontos é bastante específica. É preciso calcular a energia do organismo em repouso e em atividade (respectivamente, a taxa metabólica basal – TMB – e o fator de atividade – FA) para que cada pessoa tenha a SUA dieta. Por isso a necessidade de uma consulta com o endocrinologista e com o nutricionista: além de calcular exatamente o metabolismo, será preciso bolar um cardápio com todos os nutrientes necessários à vida.

Tabela de alimentos simplificada

A dieta dos pontos não retira absolutamente nenhum alimento do cardápio. Apenas analisa quantos pontos tem cada porção e estipula o quanto ele pode ser consumido em uma dieta saudável. Vamos dar alguns exemplos da pontuação de alguns alimentos.

Carnes

  • Coxa de frango média com pele, 45 pontos;
  • Uma salsicha de frango, 15 pontos;
  • Um bife de alcatra, 58 pontos;
  • Uma salsicha suína, 30 pontos;
  • Uma fatia de mortadela de frango, 10 pontos;
  • Três sardinhas assadas, 40 pontos.

Leites, ovos, gorduras e molhos

  • Um iogurte tipo Danoninho, 17 pontos;
  • Um copo de leite integral, 35 pontos;
  • Uma colher de sopa de cream cheese, 15 pontos;
  • Uma fatia fina de mussarela, 20 pontos;
  • Uma colher de sopa de azeite, 20 pontos;
  • Uma colher de sopa de maionese, 35 pontos.

Cereais, grãos e carboidratos

  • Uma colher de sopa de farinha de mandioca, 20 pontos;
  • Uma colher de sopa de arroz branco, 10 pontos;
  • Um biscoito água e sal, 8 pontos;
  • Um pedaço de lasanha à bolonhesa, 110 pontos;
  • Uma colher de sopa de nhoque ao sugo, 14 pontos;
  • Um pão francês, 40 pontos.

Vegetais, frutas e legumes

É a categoria onde há mais alimentos sem restrição de pontos; alguns podem ser consumidos à vontade, desde que in natura: acelga, alface, escarola, rúcula e tomate, por exemplo.

  • Uma banana-nanica tem 30 pontos;
  • Uma nectarina, 5 pontos;
  • Uma maçã, 15 pontos;
  • Uma laranja, 10 pontos.

Sopas e bebidas

  • Uma concha de canja, 30 pontos;
  • Uma concha de sopa de legumes, 20 pontos;
  • Uma caipirinha de limão com açúcar, 49 pontos;
  • Uma lata de cerveja, 40 pontos;
  • Um copo de suco de abacaxi sem açúcar, 17 pontos;
  • Uma taça de vinho, 30 pontos.

Doces, petiscos e guloseimas

  • Uma bala, 6 pontos;
  • Uma fatia fina de bolo de cenoura, 60 pontos;
  • Um bombom, 50 pontos;
  • Uma colher de sopa de doce de leite, 20 pontos;
  • Um pão de mel, 30 pontos;
  • Uma bola de sorvete de massa, 55 pontos;
  • Um pastel de queijo grande, 94 pontos.

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