A importância das fibras na dieta

Quem deseja manter a sensação de saciedade, manter os níveis de colesterol e açúcar sob controle e prevenir doenças no sistema digestivo precisa incluir fibras na dieta. Saiba como fazer isso de maneira segura.

20 de setembro de 2014 • Por Mariana, em Destaques, Dicas e Dietas


Um dos consensos presentes em todas as dietas é a recomendação de se ter uma alimentação rica em fibras. Embora muitos produtos industrializados aproveitem essa onda e afirmem possuir essas substâncias, muitas de nós consumimos apenas por dizerem que faz bem à saúde sem perguntar porque uma alimentação com fibras é tão importante. Como não me satisfaço com um simples “porque sim”, fui à caça de informações sobre as tais fibras.

O que são fibras

As fibras alimentares são as chamadas paredes dos vegetais, compostas de celulose, que não fornecem nenhuma energia ao organismo porque não são ingeridos pelo organismo.

Em termos metabólicos, as fibras não servem para absolutamente nada. Entretanto, é durante o trato intestinal que a alimentação com fibras cumpre os seus nobres papéis na saúde humana.

Como não são devidamente digeridas porque não possuímos enzimas que possam quebrá-las, as fibras fazem com que o intestino trabalhe melhor, evitando problemas digestivos decorrentes da nossa alimentação inadequada, como prisão de ventre, diverticulites e até mesmo o câncer de cólon.

Além disso, pesquisas recentes comprovaram a eficácia da alimentação com fibras no combate e prevenção de doenças do coração e da circulação e no combate à obesidade, pois as fibras aumentam a sensação de saciedade.

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Para que servem as fibras

Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. Cada uma tem sua peculiaridade mas ambas são importantes para a alimentação. Veja as principais funções de cada uma:

Fibras solúveis

  • Estas fibras são encontradas em frutas, verduras, cereais e leguminosas.
  • Elas ajudam na baixa absorção de glicose, evitando os danosos picos de produção de insulina que podem causar diabetes e obesidade.
  • Previnem os principais cânceres do aparelho digestivo, como o do cólon e o do próprio estômago.
  • Aumentam a sensação de saciedade, sendo excelentes coadjuvantes em dietas de emagrecimento.
  • Ajudam a diminuir o colesterol no sangue.

Fibras insolúveis

  • Elas se encontram em verduras, farelo de trigo e em cereais integrais.
  • São as principais auxiliares do bom funcionamento intestinal, proporcionando a tão desejada regularidade.
  • Pode parecer nojento, mas ajuda na formação do bolo fecal.
  • Previne a prisão de ventre e diversos tipos de câncer no cólon e no reto.

Cuidados com a alimentação com fibras

  • Quem passa a consumir mais fibras precisa beber mais água.
  • Inclua fibras de forma gradual na sua alimentação, para que seu intestino habitue-se à presença delas. Recomenda-se o consumo de pelo menos 30 gramas diárias de fibras para adultos.
  • Não consuma fibras em excesso, pois isso pode causar sérias deficiências de absorção de minerais importantes, como o zinco, o cálcio e o magnésio.
  • E claro, nunca faça quaisquer mudanças bruscas de dieta sem que seu médico saiba.

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