Adoçante engorda?

Os adoçantes vivem sob a sombra de polêmicas desde que foram criados, mas quando noticiaram que eles podem engordar o mundo entrou em polvorosa. Como algo feito para emagrecer pode ter efeito contrário?

O uso de adoçante em substituição ao açúcar é disseminado mundo afora, mas o motivo pelo qual o edulcorante artificial foi criado foi diluído através dos anos pelos que os usavam para “emagrecer”.

Por isso, causou surpresa o resultado de uma pesquisa feita por diversas universidades ao redor do planeta afirmando que o uso de adoçante engorda. Afinal, o que há de certo ou errado em tudo isso?

 

## O que as pesquisas afirmam

Ao tentar filtrar as fontes, há quem diga que as primeiras pesquisas foram feitas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e posteriormente refeitas e retificadas na Universidade de Harvard; existem páginas que afirmam que apenas a universidade estadunidense fez a pesquisa.

De qualquer forma, a metodologia usada em todas as fontes foi a mesma. Acompanhe.

  • Usaram uma população de camundongos, como de praxe, e a dividiram em dois grupos.
  • Um grupo foi alimentado com um preparado alimentar a base de adoçantes.
  • No outro grupo, o alimento foi adoçado com açúcar.

Após um período, observou-se que o grupo alimentado com adoçantes engordou mais do que o grupo que consumia açúcar.

Já a Harvard Health Letter publicou um artigo escrito por David Ludwig, pediatra responsável pelo Hospital Infantil de Boston, onde ele afirma que os adoçantes, por serem mais doces ao paladar, pode fazer com que as pessoas percam a sensibilidade ao gosto doce, exagerando a quantidade de edulcorantes e alimentos para sentir a doçura.

## Isso significa que o adoçante engorda?

Para responder a essa questão, não basta apenas escolher entre o sim e o não e deixar mais dúvidas pairando. É preciso uma análise simples, que pode ser feita por leigos como a maioria de nós desde que façamos as perguntas certas. Acompanhe.

Para que serve o adoçante?

Eles foram criados originalmente para serem substitutos da sacarose (o açúcar vindo da cana, beterraba, milho…) em dietas prescritas para diabéticos.

Por que associou-se o uso de adoçantes ao  emagrecimento?

Os edulcorantes possuem taxas calóricas muito baixas. Enquanto o açúcar fornece cerca de 4 calorias por grama, a maioria dos adoçantes não chega sequer a uma caloria.

Então, por que dizem que o adoçante engorda?

Simples. De nada adianta trocar o açúcar por quaisquer adoçantes sem que haja uma mudança na alimentação habitual. Tomemos como exemplo os famosos refrigerantes diet. De que adianta a bebida ter perto de zero caloria por porção se uma pessoa toma dez vezes mais refrigerantes e associa isso a alimentos calóricos, como sanduíches e pizzas?

É correto dizer que adoçantes são elementos neutros em uma dieta. Eles irão engordar ou emagrecer dependendo da maneira com que se consomem. O uso de adoçantes deve fazer parte de uma dieta saudável e a prática de atividades físicas ou, pelo menos, o fim do sedentarismo.

## Considerações finais

O adoçante é apenas uma das opções para que uma dieta equilibrada esteja livre de doses perigosas de açúcar. O excesso de açúcar na alimentação é uma das principais causas da disseminação da obesidade e diabetes, e os edulcorantes podem ser aliados da alimentação se usados com parcimônia.

O ideal é que os adoçantes sejam prescritos por nutricionistas e endocrinologistas após uma consulta, para que as dosagens sejam feitas baseadas em seu estilo de vida. Mas como o consumo deles é liberado, use o bom senso e a moderação.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.55
Total de Votos: 11

Adoçante engorda?

Comente