Agar-agar para reduzir o apetite

O gel agar-agar, velho conhecido dos confeiteiros e doceiros, é a mais nova arma contra o excesso de peso graças à sua capacidade em reduzir o apetite.

20 de julho de 2015 • Por Mariana, em Alimentos


Ingrediente usado há anos como espessante na indústria alimentícia, o agar-agar ganhou um insuspeito status no mercado dos produtos dietéticos. Desde a descoberta do uso do agar-agar para reduzir o apetite, a procura pelo produto tem aumentado, juntamente com as dúvidas: o consumo é seguro? É um produto saudável? Onde podemos encontrar?

 


Origem do agar-agar

O agar-agar é extraído de diversas espécies de algas marinhas. Basicamente, retira-se quimicamente os carboidratos das algas, transformando-os em uma gel. O nome vem do malaio (língua falada na Malásia, Singapura Brunei e Indonésia) e significa gelatina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


Usos do agar-agar

Além da indústria de alimentos, como dito acima, sendo usada na confeitaria, na produção de derivados do leite e em doces, o agar-agar é utilizado em diversos setores. Acompanhe:

  • Germinação de plantas.
  • Cultura de microrganismos em laboratórios de biologia.
  • Fotografias.
  • Próteses dentárias.
  • Aplicações na indústria têxtil e de papel.


Como o agar-agar reduz o apetite

Tudo isso é muito interessante, mas todos querem saber como o agar-agar reduz o apetite. A gelatina de agar-agar possui uma característica peculiar: não se dissolve em água fria, mas absorve líquidos com muita voracidade. O agar-agar consegue reter até vinte vezes o seu peso em forma de água ou líquidos.

carregando…

Quando se consome o agar-agar, especialmente a variedade Kanten produzida no Japão, ele absorve água e se expande no estômago, dando sensação de saciedade. O agar-agar possui valor calórico irrisório, próximo a zero, e é rico em fibras que regulam e mantém a flora intestinal.

Como se não bastasse, a gelatina de agar-agar também auxilia na baixa absorção de gorduras e colesterol, promovendo a limpeza dos vasos sanguíneos e eliminação da gordura visceral.


Como o agar-agar é encontrado no mercado

O agar-agar é produzido para abastecer a indústria, e por isso é mais fácil encontrá-lo em duas formas:

  • Gelatina em folhas.
  • Pó sem sabor, como as gelatinas de sobremesa.

Nesses formatos o agar-agar é encontrado em lojas de produtos alimentícios profissionais. Existem cápsulas de agar-agar à venda em lojas de produtos naturais, mas é preciso tomar cuidado, procurando lojas reconhecidas e idôneas.

A redução de apetite proporcionada pelo agar-agar é bem vinda, mas essa característica sozinha não surte efeito se não houver mudanças nos hábitos alimentares e inclusão de atividades. Embora o agar-agar seja considerado um alimento inócuo e seguro para consumo humano pelo FDA (Food and Drug Administration), informe seu médico se quiser incluí-lo e sua dieta.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!