Água de coco

Uma das bebidas mais apreciadas nas praias e academias, a água de coco é fonte segura de diversos nutrientes essenciais a qualquer dieta.

29 de março de 2015 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Quando a água de coco era apenas mais uma alternativa para se refrescar nos dias quentes de verão, muitas eram as teorias sobre os benefícios desta bebida suave e adocicada.

Hoje, institucionalizada em todas as estações do ano, a água de coco provou ser fonte de diversos nutrientes que a tornam um isotônico natural e excelente substituto das bebidas esportivas industrializadas para quem pratica atividades físicas moderadas.


Propriedades nutricionais da água de coco

A água de coco é provavelmente a mais rica fonte de minerais essenciais ao metabolismo humano, com destaque ao potássio. Cem gramas do líquido contém 250 mg de potássio, o que supre totalmente as necessidades diárias do mineral.

Dentre os benefícios que o mineral fornece, destaque para a eliminação do excesso de sódio na corrente sanguínea, combate à depressão e às cãibras.

A água de coco também possui cálcio e magnésio, importantes para o desenvolvimento ósseo e para a regeneração celular, respectivamente.

O teor calórico da água é coco é baixo, não ultrapassando 20 calorias em uma porção de cem gramas. A combinação de potássio com uma respeitável taxa de sódio (cerca de 100 gramas por porção) faz com que a bebida seja um eficiente repositor hidreletrolítico, sendo indicado em casos de desidratação ou perda de sais através da transpiração.


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Indicações e benefícios

Pessoas sedentárias devem evitar consumir água de coco em excesso porque os níveis de sódio podem causar problemas renais e circulatórios. Contudo, os benefícios da água de coco em uma dieta balanceada, acompanhado da prática de exercícios, é enorme.

A perfeita combinação entre potássio e sódio faz da bebida um poderoso diurético de ação seletiva. Isso significa que os níveis de potássio no organismo, que caem drasticamente com o uso de diuréticos artificiais, permanecem aceitáveis, não permitindo a fadiga muscular e evitando a proliferação do ácido lático que provoca cãibras.

A água de coco é a bebida perfeita para o pós-treino moderado, já que sua ação isotônica nesses casos é semelhante aos repositores hidro-eletrolíticos industrializados.

O principal cuidado com o consumo da água de coco após o exercício é não substituir totalmente a água. A água de coco irá repor os sais minerais perdidos na transpiração mas o corpo precisa manter o equilíbrio homeostático e só a água faz esse trabalho de forma eficaz.

Para escolher o melhor coco, atente para o tom verde da casca; quanto mais verde, mais água, Não adquira cocos com manchas e trincas e consuma a água de coco imediatamente após o coco ser aberto.

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