Ajuda para emagrecer

Pedir auxílio para eliminar o peso excedente não é sinônimo de fraqueza, pois a trilha para o peso saudável não é dos mais fáceis. Saiba como pedir ajuda da forma correta.

03 de abril de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


Emagrecer pode não ser uma tarefa fácil para muitas pessoas. Seja por questões hormonais, pelo estilo de vida caótico, pelo sedentarismo, fatores psicológicos, alimentares ou um misto de alguns destes fatores, para algumas pessoas perder peso não é uma tarefa que possa ser levada a contento sem auxílio externo.

Antes de mais nada, é preciso saber identificar que espécie de ajuda para emagrecer será necessária. Uma autoanálise é o primeiro passo.


Por que e como emagrecer?

Antes de pedir ajuda para emagrecer, é preciso saber por que você acha que precisa emagrecer; se é apenas uma mera questão estética ou uma preocupação com sua saúde e o seu bem estar.

Caso a resposta esteja incluída na primeira hipótese, faça um exame clínico para verificar se sua meta não comprometerá seu metabolismo. Pessoas saudáveis que acham que precisam emagrecer podem estar a um passo de sofrer algum tipo de distúrbio alimentar ou psicológico, como a bulimia ou a vigorexia.

Se os motivos para perder peso vieram de uma bula médica depois de uma consulta, verifique de forma honesta o seu modo de vida da seguinte maneira:

carregando…

  • Veja se sua idade e compleição física permitem certos arroubos.
  • Observe sua alimentação: o que, como, quanto e porquê você come.
  • Pense no quanto esforço físico você faz ou deixa de fazer.

A partir das respostas oriundas desta análise é possível fazer um mini-diagnóstico e descobrir que tipo de ajuda para emagrecer será preciso.


“Preciso de ajuda para emagrecer!”

Nunca deixe que o desespero e as “dietas milagrosas” do momento pautem seu desejo de emagrecer, seja qual for o motivo. Eis as melhores ajudas para emagrecer que você pode pedir sem prejudicar sua saúde e seu bolso.

  • Procure um nutricionista e um endocrinologista. Uma análise de seu metabolismo e uma dieta feita exclusivamente para você e suas necessidades são os primeiros passos.
  • Tenha um círculo de amigos com o mesmo objetivo.
  • Coloque sua família a favor de suas metas de emagrecimento.
  • Caso os motivos da obesidade sejam a ansiedade e a compulsão, a ajuda profissional de um psicoterapeuta pode ser necessária.
  • Grupos como o Vigilantes do Peso também são uma opção interessante de ajuda para emagrecer.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!