Alcachofra para Emagrecer

A alcachofra é um alimento muito estudado e seu uso para emagrecer tem sido muito difundido. Conheça as propriedades dessa planta.

O uso de cápsulas de alcachofra para emagrecer tem se espalhado internet afora, por isso as redes sociais desse blog estão lotadas com perguntas a respeito dos benefícios da planta comestível.

O que torna a alcachofra tão especial em dietas saudáveis mundo afora e quais são suas reais propriedades?

Conhecendo a alcachofra

Seu nome científico é Cynara cardunculus scolymus. É uma planta perene (ou seja, resistente às sucessivas colheitas) originária da região Mediterrânea da Europa.

3wzlggajmt50y8ifmitqa5rrn (1)

As partes comestíveis são as brácteas (que tem aparências de pétalas) da alcachofra ainda nova. Os maiores produtores se localizam na Europa e na Ásia.

Por que a alcachofra pode ajudar a emagrecer?

A alcachofra é um dos alimentos mais ricos em nutrientes funcionais. Ela possuiuma substância chamada cinarina que estimula a produção de bile no fígado, melhorando tanto a função hepática quanto a digestiva por ajudar a abosrver melhor algumas vitaminas.

O alimento também tem antioxidantes em abundância, dentre eles:

  • Betacaroteno, precursor da importante vitamina A;
  • Luteína, protetora da retina e do globo ocular;
  • Zeaxantina, que também ajuda a diminuir o envelhecimento celular;
  • Ácido ascórbico, nossa velha conhecida vitamina C.

A ação dessas substâncias sobre os radicaus livres é de extrema importância na parte do metabolismo metabolismo que rege a queima de calorias.

A alcachofra também tem fibras alimentares que ajudam a regular o intestino, mantendo a flora intestinal saudável e capaz de manter os níveis de açúcar e colesterol do organismo sob controle, além de manter o sistema imunológico em ordem e funcional.

Como se já não fosse boa o sufciente, a alcachofra ainda fornece vitaminas do complexo B, essenciais para a formação do sangue e combate à anemia, e vitamina K, que ajudam na coagulação do sangue quando necessário.

E tem mais: é rica em potássio, que ajuda a manter a pressão arterial sob controle, manganês, que possui ação antioxidante e fósforo, bom para a recupereção dos tecidos e do cérebro.

Como consumir a alcachofra para emagrecer

Por mais que o alimento pareça ser a cura de todos os males, não há milagres. É preciso que a alcachofra seja consumida na quantidade adequada ao seu organismo, e isso será determinado por um nutrólogo e um nutricionista.

E de nada adianta esperar que a alcachofra faça tudo sozinha. É preciso incluí-la em uma dieta equilibtrada e saudável e fugir do sedentarismo praticando exercícios.

A alcachofra pode ser consumida in natura, em forma de salada, ou através de infusão (chá) do extrato seco, encontrado em casas de produtos naturais.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.88
Total de Votos: 8

Alcachofra para Emagrecer

Comente