Alcaçuz para Emagrecer

O alcaçuz é uma planta cuja raiz é usada para alívio de diversos males. Será que também ajuda a emagrecer?

O alcaçuz é uma planta leguminosa cuja raiz é usada há tempos ma indústria farmacêutica e alimentícia porque possui sabor agradável e propriedades terapêuticas.

Muitas pessoas perguntam se existe uso comprovado do alcaçuz para emagrecer, já que há relatos que o consumo do seu chá pode ajudar a perder peso.

Propriedades do alcaçuz

A raiz do alcaçuz é usada na indústria alimentícia para produzir especialmente doces muito apreciados principalmente na Europa e na América do Norte.

raiz-de-alcaçuz

Além disso, seu princípio ativo, a glicirrizina, é usado para confecção de chás através de seu extrato desidratado e de xaropes graças a seu poder sedativo.

O principal uso do alcaçuz é para aliviar desconfortos na garganta, como tosses e pigarros insistentes. Contudo, a raiz e suas substâncias produzem diversos benefícios, principalmente por conter flavonoides e sacarose:

  • Auxilia no funcionamento do fígado – Os ativos anti-inflamatórios combatem as toxinas produzidas por bactérias, principalmente as causadoras do tétano e da difteria. O alcaçuz é indicado para quem sofre de hepatite.
  • Ajuda a aliviar dores de garganta – Como dito acima, a glicirrizina é uma substância sedativa que atua de maneira eficaz sobre a traqueia, eliminando focos de infecção.
  • Alivia a tosse – O princípio ativo da raiz de alcaçuz tem ação expectorante. O muco que se acumula em alguns casos de tosse é expelido com ajuda da substância e isso relaxa os brônquios.
  • Tem ação antioxidante – Os flavonoides atacam os temidos radicais livres, causadores do envelhecimento celular e causadores de diversas doenças.
  • Reduz o colesterol – A mesma ação anti-inflamatória que ajuda na regeneração celular também age sobre o acúmulo de colesterol nas veias e artérias. O alcaçuz também possui fitoesteroides que tem a capacidade de reduzir os níveis de gordura no sangue.

Podemos usar o alcaçuz para emagrecer?

Como o alcaçuz possui efeitos benéficos ao estômago e à corrente sanguínea, seu consumo pode ser de extrema valia em uma dieta equilibrada aliada a um estilo de vida que combine atitudes saudáveis e exercícios.

Mas atenção: não existe uma fórmula mágica de chá de alcaçuz para emagrecer ou coisa que o valha. Em primeiro lugar, por mais benéfico que o consumo da raiz seja em alguns casos, ele não produz nenhum efeito milagroso.

Em segundo lugar, nem todos podem consumir o produto. Hipertensos, pessoas com problemas renais e cardiovasculares e gestantes devem evitar seu uso porque ele pode causar aumento da pressão sanguínea em altas doses.

Sugestões de consumo do alcaçuz

Em primeiro lugar, consulte seu médico e saiba que você pode consumir alcaçuz sem prejuízo a sua saúde.

A raiz de alcaçuz é geralmente usada para fazer chá. Existem combinações muito populares que produzem efeitos benéficos ao organismo. Acompanhe.

  • Alcaçuz e gengibre – O chá das duas raízes é usado como digestivo graças à sua ação sobre o estômago e trato intestinal.
  • Alcaçuz e mel – Em conjunto, produzem ação anti-inflamatória e antibacteriana contra a tosse e dores de garganta.
Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.38
Total de Votos: 8

Alcaçuz para Emagrecer

Comente