Alfarroba – o chocolate genérico

A alfarroba tem sido considerada uma substituta saudável do chocolate, graças ao sabor equivalente e a algumas propriedades nutricionais.

28 de julho de 2015 • Por Mariana, em Alimentos


De uns tempos para cá, muitos sites veiculam um produto ao qual chamam de “chocolate saudável”, ou “o chocolate perfeito para a dieta”. É um doce chamado alfarroba.

Com cor, textura e sabor análogos ao chocolate, a alfarroba é a mais nova queridinha entre os substitutos saudáveis de alimentos consagrados. Mas de onde veio isso e quais são as propriedades reais dessa nova mania?

 


O (doce) fruto da alfarrobeira

Subproduto das vagens de uma árvore chamada alfarrobeira (Ceratonia siliqua), que é nativa da Europa mediterrânea,  a alfarroba é o produto final da transformação do legume em polpa.

alfarroba-barra

O tom marrom e o sabor são semelhantes ao chocolate, segundo quem experimentou a iguaria. Contudo, algumas características do doce tem sido apontados como benéficos.

A alfarroba não contém glúten, o que é um presente para quem sofre de doença celíaca, além de não possuir cafeína e teobromina, os estimulantes encontrados no cacau. A ausência de lactose também é outro ponto positivo a favor do chamado chocolate saudável.


Propriedades nutricionais da alfarroba

Cem gramas de alfarroba em barra fornecem importantes nutrientes ao organismo, e em boa quantidade. Acompanhe.

  • Potássio, mineral ligado às boas condições cardíacas;
  • Cálcio, para ossos fortes e auxiliar na digestão e absorção de alimentos;
  • Fósforo, essencial para o desenvolvimento muscular;
  • Ferro;
  • Zinco;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Tocoferol, a vitamina E.

A alfarroba é naturalmente doce, por isso não são adicionados açúcares e demais edulcorantes artificiais.

carregando…


A farinha de alfarroba

Para os mais radicais, existe a versão farinácea das vagens de alfarroba, encontrada in natura ou em forma de cápsulas. Essa forma de consumo é mais rica em taninos, substância antioxidante que deve ser consumida moderadamente.

Na dosagem certa, os taninos presentes na farinha de alfarroba inibem a formação de radicais livres e reforçam o sistema circulatório. Contudo, o excesso pode dificultar a absorção de vitaminas e minerais essenciais ao metabolismo.


A alfarroba é o chocolate saudável?

Os benefícios são inegáveis. A alfarroba não precisa de açúcar para ser produzido, não possui cafeína e é rico em substâncias amigas do coração e do sistema digestivo.

Alguns estudos comprovam que os nutrientes da alfarroba ajudam a combater o colesterol, graças aos já citados taninos e à grande qualidade das fibras presentes no alimento.

Contudo, o valor calórico da alfarroba em barra não é muito diferente do chocolate. Cem gramas da iguaria fornecem cerca de 116 calorias, enquanto a mesma quantidade de chocolate possui em média 130 calorias.

Como qualquer alimento, a alfarroba possui porções adequadas a serem consumidas em uma dieta considerada saudável, e quem pode determinar com precisão isso é o nutricionista.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!