Alguns sucos para você ficar mais bonita e saudável.

Já pensou em usar sucos em conjunto com uma dieta saudável? Conheça as propriedades de algumas combinações.

26 de novembro de 2013 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


No verão a alimentação precisa ser criteriosamente balanceada, pois o calor deteriora os alimentos com rapidez e a desidratação é um fantasma presente sob o sol escaldante desse Brasil tropical.

Há quem diga que o verão é a melhor época para dar início a uma dieta saudável, e os sucos são aliados de fácil preparo, nutritivos, saudáveis e com baixas calorias. A imensa variedade de frutos disponíveis para o preparo de sucos esconde alguns poucos segredos agregados em algumas misturas.

Alguns amálgamas tem efeito antioxidante, outros são digestivos e há os sucos desintoxicantes, fontes de vitaminas essenciais ao metabolismo, mas todos possuem algo em comum: são deliciosos.


Sucos saudáveis: com ou sem açúcar?

Os bons sucos não precisam ser adoçados, pois as frutas já possuem seu próprio açúcar, chamado de frutose.

Nutricionistas recomendam o consumo dos sucos de fruta “in natura” e sem coar, já que durante a cocção eliminam-se fibras essenciais ao bom funcionamento do intestino e à absorção mais eficiente da frutose.


Quais frutas escolher?

O primeiro passo para o preparo de um bom suco é a escolha das frutas. E não falamos apenas de optar entre maçã, laranja ou banana; é preciso escolher frutas saudáveis e maduras o suficiente.

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Embora seja difícil saber se algumas frutas estão boas, como o melão, a melancia e o abacaxi, basta perguntar a feirantes experientes.


A função nutricional de algumas frutas

Saber a função dos ingredientes dos sucos é interessante para que as combinações sejam as mais saudáveis e saborosas possíveis. Abaixo listaremos algumas frutas e plantas mais usadas na preparação das bebidas que são sinônimo do verão.

  • Maçã – sua casca rica em pectina combate o mau colesterol, e o fruto possui alto poder antioxidante graças à quercitina.
  • Mamão – com alto teor de uma enzima chamada papaína, tem grande valor digestivo. Como todos os alimentos amarelos ou alaranjados, o mamão é rico em carotenoides, precursores da vitamina A.
  • Frutos vermelhos como morango, açaí e uva – seus antioxidantes tem sido largamente estudados e previnem com eficácia doenças cardiovasculares e determinados tipos de câncer.
  • Ervas como hortelã e erva-doce – são desintoxicantes naturais, além de poderosos digestivos e anti-inflamatórios.
  • Couve – antes uma estranha no mundo dos sucos, a hortaliça demonstrou ser uma das melhores fontes de cálcio e magnésio presentes na alimentação humana, auxiliando na desintoxicação do organismo.


Sugestões de combinações saudáveis

Algumas combinações suculentas e equilibradas farão sucos que deixarão a pessoa mais bonita e saudável, desde que eles sejam consumidos imediatamente após o preparo e fora dos horários de almoço e jantar. Veja alguns exemplos.

  • Maçã, salsão, pepino e hortelã: um excelente depurativo, ajuda o sistema digestivo a se livrar de diversas toxinas.
  • Gengibre, abacaxi e figo: digestivo, antioxidante e excelente auxiliar no combate ao colesterol.
  • Acerola, laranja e gengibre: uma overdose de vitamina C para eliminar os radicais livres e reforçar o sistema imunológico.
  • Pera, alface e banana: a overdose aqui é de potássio que, entre outras propriedades benéficas, mantém o sistemam nervoso equilibrado, permitindo noites de sono mais tranquilas.
  • Abacaxi, mamão papaia, couve e água de coco: um suco dois-em-um, porque regula o trato intestinal e tonifica a pele, mantendo-a limpa e livre de impurezas.
  • Uva: as antocianinas que conferem o tom avermelhado aos bagos auxiliam a circulação sanguínea e tem propriedades anticancerígenas largamente estudadas.

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