Alho emagrece?

O alho, tão usado como tempero, pode ser usado para emagrecer, se consumido corretamente?

O alho é o novo alimento que muitos consideram “milagroso” para emagrecer. Quem conhece o histórico desse blog sabe que temos sérias ressalvas quando usam a palavra “milagre” e seus derivados quando o assunto é dieta.

Por isso, iremos tentar descrever o que existe de verdade nas propriedades nutricionais do alho.

Alho: mais do que tempero?

Além do cheiro e sabor fortes e característicos, e quem nem todos apreciam, o alho  possui micronutrientes que contribuem para a saúde como um todo.

Entre seus componentes, o alho possui vitaminas A, B1 e B2, magnésio, cálcio, enxofre, zinco, iodo, selênio e enxofre. Essa combinação de micronutrientes é benéfica para o coração e corrente sanguínea, ajudando a eliminar o colesterol ruim.

O princípio ativo do alho, além de fornecer o odor forte e considerado por muitos desagradável, ajuda o fígado, nosso filtro natural, a desintoxicar a corrente sanguínea de forma mais eficaz.

E eis uma boa notícia para nós, mulheres: essa ação desintoxicante é crucial para aliviar os terríveis sintomas da temida tensão pré-menstrual, principalmente aquelas malditas dores de cabeça e nas mamas.

O alho como remédio natural

O uso de alho como auxiliar de tratamentos para doenças diversas é amplamente estudado. Seu princípio ativo e seus nutrientes têm ação antimicrobiana, que ajudam o sistema imunológico a se livrar de corpos estranhos.

Esse aporte imunológico também alivia os sintomas da gripe. O chá de alho é muito usado para hidratação e alívio do mal estar.

Mas afinal, o alho emagrece?

Graças às substâncias presentes nele, o alho é considerado um alimento termogênico, pois aumenta a temperatura interna do nosso organismo, o que promove aumento da velocidade do metabolismo e consequente maior queima natural de calorias.

Existem no mercado cápsulas de alho, feitas a partir de óleo de alho concentrado. Quando provindas de fontes confiáveis e devidamente aprovadas, essas cápsulas mantêm os valores nutricionais do alho e seus benefícios acima mencionados.

Contudo, o alho não possui ação milagrosa, nem in natura nem em sua versão industrializada. Seu consumo saudável deve estar aliado a uma dieta equilibrada e à inclusão de atividades físicas no cotidiano.

É preciso ter cuidado. O consumo de alho deve ser evitado por gestantes, mulheres amamentando e crianças, principalmente em forma de cápsulas. Ele pode causar quedas bruscas de pressão principalmente quando consumidos em excesso. Por mais exagerada que essa orientação possa parecer, consulte seu médico antes de incluir alho em sua dieta.

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