Alimentos baratos que emagrecem

Elaborar uma dieta acessível e saudável é possível e nem é preciso incluir alimentos caros. Basta saber observar o que existe no supermercado e na feira livre.

A principal desculpa para quem acha difícil seguir uma dieta equilibrada e saudável cujo intuito é emagrecer e manter o peso ideal é o preço de alimentos ditos saudáveis.

Certos produtos recomendados em dietas famosas são caros e/ou difíceis de encontrar no Brasil, claro. Contudo, existem alimentos que podemos consumir em um regime balanceado que são facilmente comprados em quaisquer feiras livres e supermercados de nosso país.

Nutricionistas conseguiram adaptar o cardápio do brasileiro médio e fazer combinações com alimentos baratos e que fazem parte da rotina alimentar de grande parte da população.

Arroz e feijão

Essa típica combinação, prosaica a princípio, fornece um aporte de carboidratos e proteínas que promove saciedade e nutre com eficiência o organismo. Não a abandone nem a troque por fast food.

Fontes de proteína

Não despreze o ovo, principalmente cozido. Ele nos dá proteínas de alta qualidade e costuma ser bastante acessível. Quem não abre mão da carne, pode optar por peixe, frango ou cortes bovinos como o músculo e o lagarto. Basta saber aproveitar as ofertas.

Carboidratos de baixo custo e índice glicêmico

Não se iluda com as receitas de celebridades que consomem caríssimas fontes de carboidratos integrais. Esse tipo de nutriente está ao alcance de uma gôndola de supermercado: aposte na batata doce, de preferência a vermelha, aveia, e as versões integrais de alimentos como pão, arroz e macarrão, que se tornaram mais baratos.

Gorduras saudáveis e acessíveis

Sim, excesso de gordura engorda, mas não podemos prescindir dela em nosso cardápio. Sem gordura, vitaminas importantes não são aproveitadas pelo nosso organismo. Por isso escolha as melhores fontes, como azeite de oliva, peixes de água salgada, azeitonas, abacate e sementes oleaginosas como castanhas e amendoim. Consuma-as com moderação.

Vegetais, sempre!

Fibras, vitaminas e minerais importantíssimos em uma dieta saudável são fartamente encontrados nos vegetais. Frutas, verduras e legumes podem e devem ser consumidos diariamente em saladas, como sobremesa, em acompanhamentos e mesmo na hora do lanche.

Alface, rúcula, tomate, cenoura, abóbora, pepino, chuchu, acelga, banana, abacaxi, mamão, melão, melancia, maçã, ervas frescas usadas em temperos (salsinha, manjericão, coentro, cebolinha…); basta escolher vegetais da estação, que sempre ficam mais baratos, e aproveitar.

Como elaborar um cardápio barato?

Sempre peça ajuda a um nutricionista (existem ótimos profissionais que atendem pelo SUS). A combinação dos nutrientes principais (carboidratos, proteínas e gorduras) com vitaminas, sais minerais e fibras deve encontrar um perfeito equilíbrio em todas as refeições feitas durante o dia.

Além de aderir a um cardápio equilibrado, é preciso incluir atividades físicas que queimem calorias e adquirir hábitos que proporcionem bem estar. Deixar de fumar, comer com calma e prestando atenção ao que se come, dormir bem, eliminar o estresse com pausas para descanso ou meditação (já ouviu falar do mindfulness?) também ajudam tanto a emagrecer quanto a incrementar a qualidade de vida.

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