Alimentos diet, light e zero

Você sabe realmente a diferença entre alimentos diet, light e zero? Existem diferenças dietéticas e de composição que precisam ser observadas com cuidado.

26 de maio de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Comportamento


Você está se esmerando em perder peso: entrou em uma academia, ou começou a caminhar regularmente, ou dirige-se aos seus compromissos de bicicleta e incluiu alimentos saudáveis à sua dieta.

Contudo, ao fazer sua feirinha no supermercado, eis que aparecem em uma gôndola temática sucos light, doces diet, refrigerantes zero.

Preocupada com o que irá à sua boca e às suas células adiposas, surgem dúvidas pertinentes.

O que há de diferente entre alimentos industrializados zero, light e diet?

O que é saudável, quanto se pode consumir, há alguma restrição? Tentaremos dirimir as principais dúvidas a esse respeito a partir de agora.

 

Existem diferenças, entre diet, light e zero

Primeiro, as definições. Alimento diet é aquele que, segundo normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem restrição de algum nutriente ou ingrediente presente em uma versão “normal” e são indicados em dietas restritivas.

Para exemplificar: são alimentos sem, por exemplo, açúcar, próprios para quem sofre de diabetes; ou sem adição de sal, para hipertensos. Além de açúcares e sal, alimentos diet podem ser isentos de gorduras, carboidratos ou proteínas.

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Alimento light sofre uma redução mínima de 25% de algum ingrediente. Geralmente a redução concentra-se em gorduras e açúcares, caso de alguns pães e iogurtes

O alimento ou bebida zero tem as mesmas características das versões diet; o que muda geralmente é a combinação de adoçantes artificiais e o público-alvo. Enquanto os produtos diet são direcionados para quem não pode consumir açúcar, os produtos zero são feitos para quem quer simplesmente eliminar calorias.

Cuidados ao comprar e consumir

É preciso cautela quanto ao consumo destes alimentos. Alimentos com teor reduzido de sal realmente são indicados para quem tem pressão alta e tem problema com retenção de líquidos, mas a moderação é essencial.

Chocolates dietéticos não têm açúcar mas tem mais gorduras. Adoçantes populares como o ciclamato e a sacarina são ricos em sódio (o sal) e por isso quem sofre de pressão alta não deve abusar desses produtos. Gestantes, crianças e adolescentes devem evitar o consumo indiscriminado de alimentos deste tipo.

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