Alimentos diuréticos que emagrecem

Inclua em seu cardápio alimentos diuréticos, que eliminam o inchaço e ajudam a controlar a pressão arterial.

10 de maio de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Manter o equilíbrio de líquidos em nosso corpo é parte importante do emagrecimento e do bem estar. A inclusão de alimentos diuréticos, que auxiliam os rins a eliminar o excesso de água através da urina, ajuda a eliminar e sensação de inchaço que tanto nos incomoda no período pré-menstrual e durante a gravidez.

Além de facilitar a diurese (eliminação de urina pelos rins), esses alimentos também são coadjuvantes no tratamento da pressão alta, pois os rins participam ativamente do controle de líquidos nos vasos sanguíneos.

Antes, um aviso

O controle diurético também é obtido através do consumo regular de água. Recomenda-se beber pelo menos dois litros diários. Pessoas que não possuem o hábito de ingerir líquidos regularmente precisam habituar-se a fazê-lo, sob risco de sofrerem problemas renais e desidratação.

A prática de exercícios físicos também contribui para a diurese e a sudorese (perda de água pelo suor), além da queima calórica e da liberação de endorfinas.

Verduras diuréticas

Alface, espinafre, tomate, agrião, pepino, beterraba, salsinha, pimentão, cebola, alho.

Frutas diuréticas

Melancia, maçã, abacaxi, laranja, limão, morango, melão, maracujá, caju.

Tomar água de coco e alguns chás também auxiliam a diurese. Prefira chás de erva-doce, cavalinha, capim-limão (também conhecido como capim-cidreira e capim-santo) e chás verde e branco.

Como melhorar o poder diurético dos alimentos

Preparar sopas com verduras e pouco ou nenhum sódio podem potencializar o valor diurético de alguns alimentos, além de fornecer vitaminas, minerais e nutrientes que colaboram com o metabolismo.

Legumes como abóbora e cenoura podem ser acrescentados, além de temperos para dar sabor sem que seja necessária a inclusão de sal e alimentos termogênicos como a pimenta e o gengibre, que tem ao mesmo tempo poder diurético e de queima de calorias.

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Como as frutas, além de consumi-las in natura, pode-se fazer sucos. Seja com apenas uma fruta de sua preferência ou uma mistura de duas ou mais variedades, os sucos são rapidamente absorvidos e fazem os rins trabalhar com maior eficiência.

Sucos de frutas cítricas, como laranja, abacaxi e morango, são ótimos não só como diuréticos; eles melhoram a imunidade graças à vitamina C. Esses sucos devem ser consumidos imediatamente após serem preparados.

Vitaminas à base de leite que contenham frutas cítricas e banana, por exemplo, são fonte de cálcio, mineral essencial aos ossos e à manutenção do peso corporal ideal.

Não deixe de consultar seu médico e obedeça suas limitações alérgicas e de sabor.

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