Alimentos para flora intestinal

Muitos ouvem falar da flora intestinal, mas isso nunca fica bem claro. Saiba o papel dessa verdadeira população de micro-organismos que vive dentro de cada um de nós.

18 de agosto de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Uma das coisas que nunca fica clara quando o assunto é dieta saudável é o papel dos alimentos para flora intestinal. Fala-se muito no consumo de fibras que auxiliam a digestão, promovem saciedade e ajudam o desenvolvimento da flora intestinal, porém poucos explicam como e porque isso acontece. Ao ter consciência da importância da alimentação no emagrecimento, resolvi tentar elucidar esse pequeno mistério.


A flora intestinal

Antes de saber quais são os alimentos que ajudam a criar e manter a flora intestinal, é preciso saber o que criamos e mantemos.

A flora intestinal, numa versão resumida, é o conjunto de bactérias que “mora” em nosso sistema digestivo, mais especificamente no intestino grosso, principalmente no cólon.

Estas bactérias, além da óbvia função digestiva, também fazem parte do sistema imunológico, detectando e combatendo micro-organismos nocivos, entre muitas funções importantes:

  • Diminui a incidência de diarreias e prisões de ventre.
  • Mantém equilibrada e a produção e o metabolismo de vitaminas importantes, como a K, vital para a coagulação sanguínea e a formação dos fios de cabelo, e o chamado complexo B, que atua na saúde geral do ser humano.
  • Não permite que o organismo absorva colesterol demais.
  • Previnem infecções causadas por bactérias nocivas e fungos.


As principais bactérias da flora intestinal

A flora intestinal, chamada por biólogos de microbiota intestinal, é composta por cerca de 100 milhões de bactérias em média, que são divididas em flora intestinal permanente, que fixa morada na mucosa intestinal, e flora intestinal transitória, que varia de acordo com o que comemos. As duas famílias de bactérias mais comuns são:

  • Lactobacillus, como as espécies L.plantarum, L. acidophilus e L. casei.
  • Bifidobacterium, como as espécies B. thermophilum e B. bifidum.


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Os principais alimentos para flora intestinal

As tão famosas fibras são o principal alimentos para o crescimento e desenvolvimento da flora intestinal. A explicação é razoavelmente simples: fibras não são digeridas pelo estômago porque não temos enzimas que as transformem em energia.

Assim sendo, as fibras passam direto pelo estômago e se alojarão no intestino grosso, onde encontram milhões de bactérias mortas de fome.As fibras alimentares suprem a flora intestinal de comida, que em troca se multiplica e gera todos os benefícios acima mencionados.

Eis os alimentos com maior quantidade de fibras:

  • Farelo de trigo.
  • Grãos integrais, como arroz, aveia e feijão.
  • Frutas com casca.
  • Legumes em geral, desde que muito frescos.
  • Amêndoas e castanhas.

Vale ressaltar os chamados alimentos probióticos, que auxiliam na produção das bactérias. Os mais famosos são os leites fermentados. Mas nada substitui um cardápio com alimentos saudáveis, frescos e ricos em fibras para que a flora intestinal seja sua aliada em seu projeto de emagrecimento.

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