Alimentos para nutrição funcional

Usar o alimento como remédio é um dos pilares da Medicina. Veja aqui alguns desses alimentos e suas propriedades.

10 de maio de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Graças às pesquisas sobre dietas e alimentação saudável feitas a partir dos anos 1980 (coincidentemente, junto com o boom dos produtos diet e light),  surgiu um conceito nutricional atualmente reconhecido pelas principais agências de saúde, Anvisa inclusa: a chamada nutrição funcional.

Saber quais são os alimentos para nutrição funcional é um dos papéis das dietas de emagrecimento que querem deixar o organismo magro e com saúde. Mas antes…


O que caracteriza um alimento funcional?

Para que a busca por alimentos para nutrição funcional não se transforme na festa do caqui, a Anvisa determinou o que é um alimento funcional.

É quando ele, além de nutrir o organismo como qualquer alimento, proporciona benefícios à saúde, prevenindo possíveis focos de doenças e fazendo com que o metabolismo seja mais eficaz.

A principal característica do alimento funcional é o consumo sem necessidade de acompanhamento médico por ser seguro para a saúde.


Como são classificados aos alimentos para nutrição funcional?

  • Alimentos que auxiliam o sistema imunológico, fortalecendo-o e até mesmo combatendo os micro organismo causadores de doenças.
  • Alimentos com propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, a formação de cânceres e doenças como o diabetes.
  • Alimentos que previnem problemas cardiovasculares, como os ácidos graxos ômega 3 e 6.


Exemplos de alimentos para nutrição funcional

Baseados na classificação descrita acima, vamos tentar abranger uma gama considerável de alimentos funcionais que podem ser incluídos em uma dieta saudável.

carregando…

Alimentos para o sistema imunológico

  • Chá verde
  • Goiaba
  • Tomate
  • Couve
  • Vinho tinto (mas beba com moderação!)

Alimentos antioxidantes

  • Cenoura
  • Frutas cítricas em geral
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Amêndoas, castanhas e outras oleaginosas semelhantes

Alimentos para o sistema cardíaco e circulatório

  • Aveia
  • Peixes, principalmente os de águas geladas e carne rosada
  • Alho e cebola
  • Maçã
  • Sementes de linhaça

 


Substâncias que definem um alimento funcional

Você já sabe “como” e “onde”; agora precisa saber o porquê. Os alimentos para nutrição funcional precisam ter determinadas substâncias que assumem funções preventivas e até mesmo curativas, mesmo que em uma escala pequena. Veja a lista dos principais princípios ativos funcionais e como eles agem.

  • Licopeno – presente no tomate, previne a incidência de câncer de próstata.
  • Isoflavonas – presentes na soja, é um regulador hormonal natural, usado em tratamentos para aliviar os sintomas da menopausa, e auxiliar no combate aos altos níveis de colesterol.
  • Fibras solúveis e insolúveis – previnem a incidência de câncer no cólon, ajudam a digestão e o sistema imunológico.
  • Ômega 3, Ômega 6 e gorduras monoinsaturadas – são as gorduras que ajudam a desentupir os vasos sanguíneos, ajudando a eliminar o colesterol ruim e protegendo os vasos sanguíneos.
  • Betacaroteno – o principal carotenoide que forma a importantíssima vitamina A, um dos mais poderosos antioxidantes conhecidos.

Por mais que os alimentos para nutrição funcional não possuam contraindicações sérias, não subestime o poder das alergias a determinados alimentos. Consulte sempre um médico, mesmo quando for comer uma folha de alface. E isso não foi uma piada.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!