Alimentos para nutrição funcional

Usar o alimento como remédio é um dos pilares da Medicina. Veja aqui alguns desses alimentos e suas propriedades.

10 de maio de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Graças às pesquisas sobre dietas e alimentação saudável feitas a partir dos anos 1980 (coincidentemente, junto com o boom dos produtos diet e light),  surgiu um conceito nutricional atualmente reconhecido pelas principais agências de saúde, Anvisa inclusa: a chamada nutrição funcional.

Saber quais são os alimentos para nutrição funcional é um dos papéis das dietas de emagrecimento que querem deixar o organismo magro e com saúde. Mas antes…

O que caracteriza um alimento funcional?

Para que a busca por alimentos para nutrição funcional não se transforme na festa do caqui, a Anvisa determinou o que é um alimento funcional.

É quando ele, além de nutrir o organismo como qualquer alimento, proporciona benefícios à saúde, prevenindo possíveis focos de doenças e fazendo com que o metabolismo seja mais eficaz.

A principal característica do alimento funcional é o consumo sem necessidade de acompanhamento médico por ser seguro para a saúde.

Como são classificados aos alimentos para nutrição funcional?

  • Alimentos que auxiliam o sistema imunológico, fortalecendo-o e até mesmo combatendo os micro organismo causadores de doenças.
  • Alimentos com propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce, a formação de cânceres e doenças como o diabetes.
  • Alimentos que previnem problemas cardiovasculares, como os ácidos graxos ômega 3 e 6.

Exemplos de alimentos para nutrição funcional

Baseados na classificação descrita acima, vamos tentar abranger uma gama considerável de alimentos funcionais que podem ser incluídos em uma dieta saudável.

Alimentos para o sistema imunológico

carregando…

  • Chá verde
  • Goiaba
  • Tomate
  • Couve
  • Vinho tinto (mas beba com moderação!)

Alimentos antioxidantes

  • Cenoura
  • Frutas cítricas em geral
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Amêndoas, castanhas e outras oleaginosas semelhantes

Alimentos para o sistema cardíaco e circulatório

  • Aveia
  • Peixes, principalmente os de águas geladas e carne rosada
  • Alho e cebola
  • Maçã
  • Sementes de linhaça

 

Substâncias que definem um alimento funcional

Você já sabe “como” e “onde”; agora precisa saber o porquê. Os alimentos para nutrição funcional precisam ter determinadas substâncias que assumem funções preventivas e até mesmo curativas, mesmo que em uma escala pequena. Veja a lista dos principais princípios ativos funcionais e como eles agem.

  • Licopeno – presente no tomate, previne a incidência de câncer de próstata.
  • Isoflavonas – presentes na soja, é um regulador hormonal natural, usado em tratamentos para aliviar os sintomas da menopausa, e auxiliar no combate aos altos níveis de colesterol.
  • Fibras solúveis e insolúveis – previnem a incidência de câncer no cólon, ajudam a digestão e o sistema imunológico.
  • Ômega 3, Ômega 6 e gorduras monoinsaturadas – são as gorduras que ajudam a desentupir os vasos sanguíneos, ajudando a eliminar o colesterol ruim e protegendo os vasos sanguíneos.
  • Betacaroteno – o principal carotenoide que forma a importantíssima vitamina A, um dos mais poderosos antioxidantes conhecidos.

Por mais que os alimentos para nutrição funcional não possuam contraindicações sérias, não subestime o poder das alergias a determinados alimentos. Consulte sempre um médico, mesmo quando for comer uma folha de alface. E isso não foi uma piada.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!