Alimentos proibidos em dietas saudáveis

Quais alimentos são considerados proibidos em um regime e o que podemos fazer a respeito?

31 de dezembro de 2016 • Por Mariana, em Alimentos, Destaques, Dicas e Dietas, Motivação


Uma leitora do blog, que pediu para não ser identificada, listou produtos que deveriam ser proibidos em quaisquer dietas saudáveis. Embora embasadas em fatos comprovados cientificamente, a pergunta que ela fez é pertinente: “como fazer para eliminar de vez esses alimentos hoje em dia sem ser rica?”

Bem, não sei se vai soar pretensioso tentar responder a essa pergunta, mas antes vamos listar os famigerados alimentos que deveriam ser eliminados de nosso dia a dia, segundo pesquisas nutricionais.

Quais alimentos deveriam ser proibidos na mesa?

Açúcar refinado – O processo de refinamento do extrato da cana de açúcar é baseado em processos químicos que eliminam praticamente todos os nutrientes, além de deixá-lo com sua característica cor branca. Tudo o que sobra é o sabor doce e uma fonte de calorias vazias que propicia picos de insulina. Há quem diga que o açúcar refinado causa o mesmo efeito de drogadição da cocaína no cérebro, causando síndromes de abstinência.

Sal refinado – O processamento do sal marinho possui semelhanças com o do açúcar, por isso elimina sais minerais importantes, mantendo apenas o cloreto de sódio, responsável pelo sabor. Isso causa predisposição para os conhecidos problemas cardiovasculares e inchaços.

Refrigerantes – Já falamos sobre a bebida aqui, mas há outro agravante em seu consumo: eles desregulam o pH de nosso corpo por serem ácidos. Quando o organismo tenta controlar os níveis de pH, o faz retirando minerais importantes dos ossos, e isso pode causar osteoporose a longo prazo.

Sorvetes e biscoitos recheados – Nesse caso, o vilão é conhecido, tem nome e sobrenome: gordura trans. Criada pela indústria alimentícia para aumentar o tempo de conservação dos alimentos, ela é tristemente famosa por entupir artérias e não fornecer nenhum benefício em contrapartida.

Como eliminar os alimentos proibidos da dieta?

Felizmente, os nutricionistas mais antenados com a realidade do ser humano médio também descobriu algo que pode ser comprovado cientificamente: com a exceção da gordura trans, não existem alimentos proibidos.

O que existem são porções de alimentos adequados ao gasto calórico de cada pessoa. E é muito mais fácil adequar o a queima de calorias do que tentar, de forma utópica em nossa sociedade atual, proibir o consumo de certos alimentos.

O grande problema da humanidade é a sedentarização. Não precisamos caçar mais para comer; não somos mais nômades; não precisamos mais plantar, colher (a não ser que você trabalhe com isso); as grandes distâncias podem ser percorridas por veículos que demandam zero gasto calórico.

Contudo, podemos nos movimentar e incluir atividades físicas em nossa rotina. Desde subir lances de escada e ir à padaria a pé até caminhar, andar de bicicleta, frequentar uma academia. O grande segredo das pessoas com peso equilibrado é simples: gastar mais calorias do que se consome.

Sabendo quais malefícios certos alimentos podem causar se consumidos sem critério e de forma abusiva, podemos comer de tudo um pouco, em porções aceitáveis, e nos exercitarmos para que as calorias ingeridas transformem-se em energia e não se acumulem em forma de gordura.

Consulte nutricionistas que conheçam a sua realidade e a leve em consideração ao elaborar uma dieta saudável. Faça avaliações médicas e laboratoriais frequentes e inclua exercícios em seu dia a dia. Não se proíba, permita-se.

Feliz 2017.

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