Alimentos que ajudam a emagrecer

Existem alimentos que podem ser de grande valia para quem quer emagrecer. Saiba quais são.

27 de julho de 2015 • Por Mariana, em Alimentos


Não adianta nos enganarmos. Quem quer emagrecer quer perder medidas principalmente na região da cintura, e alguns alimentos tem a capacidade de fazer com que a chamada gordura abdominal aumente.
Os principais adversários são os de sempre: açúcares simples e gorduras saturadas e trans. Esses dois últimos causam inflamações no nosso organismo, e esse processo leva à produção excessiva de insulina, que além de causar o diabetes, aumenta o estoque de gordura no abdômen.
Felizmente, existem alimentos que podem nos auxiliar a combater esse acúmulo de gordura. Vamos mostrar alguns reconhecidamente amigos do metabolismo.


Mas antes, um alerta

De nada adianta incluir esses alimentos em seu cardápio sem excluir os que engordam, como refrigerantes, frituras e embutidos, além de alimentos processados que contenham muito sódio e gordura trans.

quali-alimentos
Do mesmo modo, não há milagres. Comer algo que ajude a emagrecer e não se exercitar não adianta. É preciso manter uma rotina ativa e que queime mais calorias do que se consome.


carregando…

Alimentos amigos da cintura fina

Castanha-do-pará – Como engordar também é um processo inflamatório, a castanha possui um nutriente anti-inflamatório eficientíssimo: o selênio. Sua gordura insaturada auxilia o sistema circulatório a não ficar entupido por combater o excesso de gordura.
Aveia – Dentre os chamados alimentos funcionais, a aveia é quem possui maior número de fibras solúveis, que dão saciedade e equilibram os níveis de açúcar na corrente sanguínea.
Linhaça – Outro alimento rico em fibras e gorduras boas, principalmente o Ômega 3, poderoso anti-inflamatório.
Proteínas magras – Peixes, principalmente os de água salgada e gelada, aves sem pele e albumina (a proteína da clara de ovo) tem função termogênica, ou seja, ajudam a queimar internamente as gorduras, principalmente as acumuladas nos músculos. Além disso, a proteína é um nutriente essencial para o metabolismo.
Canela – A especiaria também tem função termogênica e controla como poucos a vontade de comer doces, já que reduz os níveis de glicose (açúcar) no sangue.
Verduras – Ricas em vitaminas indispensáveis ao organismo e fonte barata e confiável de fibras, também ajudam a manter a saciedade e são ótimas para o bom funcionamento do trato intestinal.
Legumes – O segredo deles é o baixo índice glicêmico (já falamos sobre isso aqui), que ajuda o pâncreas a a não secretar mais insulina do que o necessário. Sabemos que esse hormônio em excesso causa o diabetes e acúmulo de gordura.
Pimenta – Ricas em um agente termogênico chamado de capsaicina, um dos mais eficientes existentes na natureza – tão eficaz quanto a canela – que também ajuda na perfeita digestão do que se ingere.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!