Alimentos que ajudam a emagrecer

Existe uma casta de alimentos que proporcionam, além de nutrição e sabor, auxílio à perda de peso. Saiba quais são esses nutrientes e a maneira de incluí-los em sua rotina sem traumas.

26 de abril de 2014 • Por Mariana, em Alimentos


As incessantes promessas de emagrecimento que dietas, exercícios e alimentos fazem de tempos em tempos tornam-se cansativas e confusas. Afinal, em uma temporada o alimento X é benéfico, mas basta uma pesquisa de uma universidade para que se demonize o que era a salvação da lavoura.

Felizmente, existem alimentos que ajudam a emagrecer que são unanimidade entre a comunidade médica por serem exaustivamente pesquisadas. Esses alimentos possuem nutrientes e substâncias que são comprovadamente benéficos à saúde como um todo, e por isso mesmo ajudam a manter o organismo de quem os consome dentro do peso ideal.

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Os nutrientes dos alimentos que ajudam a emagrecer

O grande “segredo” dos alimentos que ajudam a emagrecer é a presença de nutrientes que estimulam o metabolismo, dão um gás para hormônios enfraquecidos e limpam o sistema cardiovascular de radicais livres e gorduras que possam obstruir o trânsito do sangue. Veja as principais substâncias:

  • Carboidratos complexos.
  • Ácidos graxos Ômega-3.
  • Fibras solúveis e insolúveis.
  • Proteínas.
  • Vitaminas, sais minerais e antioxidantes.
  • Água.

Exemplos de alimentos

Aveia

Rica em fibras, a aveia diminui as taxas de colesterol e mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis, inibindo a ação da insulina. Por conta desses benefícios, ajuda a reduzir a gordura abdominal.

Chá mate

Alguém já se perguntou porque os níveis de colesterol dos gaúchos é um dos menores do Brasil? O chimarrão, feito com erva-mate e água quente, ajuda a queimar (perdoem-me pela ligação involuntária) a gordura, além de acelerar a queima calórica graças à cafeína.

Pimentas

Quem consegue comê-las sem sofrer beneficia-se de sua ação termogênica, ou seja, pimentas ajudam o organismo a queimar calorias de forma mais rápida  e eficiente. Especiarias como o gengibre e a canela possuem o mesmo efeito.

Iogurte desnatado

Fonte de cálcio, sem a gordura da versão integral. Descobriu-se que o cálcio tem participação ativa no emagrecimento por ajudar as células de gordura a diminuir de tamanho, principalmente na região abdominal e em órgãos internos vitais, como o fígado.

Sardinha

Peixes de água salgada fria são ricos em Ômega-3. A sardinha é que melhor se enquadra aqui no Brasil, tanto pelo preço quanto pelas regiões em que ela é pescada, geralmente e,m correntes marítimas mais frias. A gordura do bem estimula o hipotálamo, região do cérebro que controla a saciedade, além de auxiliar na eliminação dos depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.

Quinua

Cereal que tem se tornado a estrela de diversas dietas, tem altas doses de proteína, rivalizando com o nosso feijão, e fibras solúveis que ajudam a eliminar o excesso de colesterol e ajudam a sensação de saciedade.

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Chocolate amargo

O cacau é rico em teobromina, comprovadamente eficaz no combate às doenças cardíacas, além de ativar a serotonina, neurotransmissor responsável pelo prazer e saciedade. Quanto maior a quantidade de cacau, melhor. Mas atenção: consuma com moderação.

Chia

A semente que é a nova queridinha das dietas possui uma combinação muito interessante de nutrientes: fibras solúveis e gordura Ômega-3. Além da saciedade, ela promove perda de peso por inibir a gordura abdominal.

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Sabe-se que essa semente oleaginosa em particular é a maior fonte de selênio existente. O selênio é um poderoso antioxidante, ajuda o sistema imunológico a ser mais efetivo e age sobre a tireoide, fazendo com que ela metabolize melhor os nutrientes.

Frutas e legumes roxos

Contém, em maior ou menor número, uma substância chamada antocianina, que entre os vários benefícios, combate o excesso de peso das células de gordura. Uvas, folhas roxas, berinjelas e as frutas do tipo berry são excelentes fontes.

A combinação dos alimentos acima mencionados dependerá de diversos fatores:

  • Seu gosto pessoal, que é o mais importante no frigir dos ovos;
  • A disponibilidade dos ingredientes;
  • As prováveis reações alérgicas a alguns alimentos;
  • As necessidades nutricionais de cada um , determinadas por um médico.

A inclusão de alguns desses alimentos nas principais refeições pode ser feita de forma gradativa. Peça sugestões ao seu nutricionista, que conhece muitos outros nutrientes importantes e irá elaborar um cardápio ideal às suas necessidades.

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