Alimentos que aumentam a sensação de saciedade

Saciedade é a satisfação do apetite, a sensação de estar alimentado, sem fome.

Um dos fenômenos mais incríveis no ser humano é continuar sentindo fome mesmo após ter ingerido muita comida durante as refeições. Isso acontece porque não houve um registro cerebral/mental da saciedade, que deveria ter acontecido após a ingesta da alimentação.

Acontece que há fatores que contribuem para a sensação de saciedade e que, se não satisfeitos (para usar um trocadilho adequado), deixarão o indivíduo se sentindo com o estômago abarrotado e faminto.

É sabido que o cérebro demora de 15 a 20 minutos para registrar a sensação de saciedade.

Isso já indica que não adianta comer correndo, é preciso realmente fazer aquela pausa para as refeições.

Assim, comer devagar e mastigar bem os alimentos são os primeiros passos para  a satisfação posterior (fazer isso também reduz o trabalho do sistema digestório como um todo e evita a ingestão exagerada de alimento, impedindo o aumento de peso também).

O passo seguinte é incluir nas refeições alimentos que demoram a ser mastigados e digeridos, o que vai prolongar mais ainda a sensação de saciedade, evitando o aumento da fome.

Comer mais vezes ao dia e em menor volume também ajuda.

E é claro utilizar alimentos que contenham fibra, que são ótimos para isso, como verduras, frutas e grãos, que tem também carboidratos, minerais e vitaminas.

Exemplos: pães integrais, feijões, arroz integral, massas integrais, saladas cruas, amêndoas, nozes e castanhas, granola, trigo (grão de trigo cozido, que pode ser preparado como um arroz integral), damasco, banana, carnes e derivados desnatados de leite.

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