Alimentos que emagrecem

Quais são os alimentos que ajudam a emagrecer? Como podem ser incluídos na dieta?

Diversas leitoras nos questionam, vez ou outra, se existem alimentos que emagrecem, esperando uma lista de produtos que tenham a capacidade de queimar calorias de forma surpreendente ou que possuam uma quantidade mínima de energia calórica. A resposta simples e honesta é: não, não existem.

Graças à epidemia mundial de obesidade, causada por diversos fatores e potencializada pelo sedentarismo, muitas procuram por soluções que possam ser rápidas, indolores e quase milagrosas para emagrecer. E os alimentos (ou a supressão deles) sempre entram em listas de fatores que podem influir de forma decisiva na perda de peso. Isso de certa forma é verdade, mas não em forma de graça divina como muitas esperam.

O valor da alimentação no emagrecimento

O que iremos dizer aqui irá parecer óbvio, mas a obviedade tem sido solapada pelas promessas cada vez mais veiculadas de emagrecimento veloz.

O ser humano precisa se alimentar para sobreviver. Ao contrário das plantas, não somos capazes de produzir nossa fonte de alimento; a energia que nossas funções básicas requerem vem da alimentação.

A comida transforma-se nessa energia para que o corpo desempenhe TODAS as funções de forma natural e saudável. Essa energia é queimada e faz nosso sangue correr, nosso cérebro funcionar, nossos músculos voluntários e involuntários se movimentarem… enfim, nos faz VIVER.

Uma pessoa adulta saudável precisa ingerir um determinado número de calorias diárias, que é definido pelo nível de atividade física desempenha tanto em atividades rotineiras quanto em eventuais exercícios. E é aí que reside o problema: muitas de nós não conhecem esse limite de calorias e o ultrapassam.

Quando consumimos mais calorias do que gastamos, engordamos. Parece simples demais, mas essa é verdade.

O que devemos comer para emagrecer?

O primeiro passo é saber quantas calorias diárias o seu metabolismo precisa para viver de forma saudável. O ideal é consultar um médico.

Tendo essa informação em mãos, é hora de elaborar um cardápio que supra essas necessidades e que incluam TODOS os macro nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) a a maior quantidade possível de micronutrientes (vitaminas, sais minerais…). Um nutricionista irá ajudá-la nesse intento.

A partir daí, podemos sugerir alguns alimentos que AJUDAM a emagrecer quando inclusos em uma dieta saudável e preparada às suas necessidades e aliado a atividades físicas que queimem calorias.

Alimentos que ajudam a emagrecer

Alimentos termogênicos – Ajudam a aumentar naturalmente a temperatura interna do corpo, proporcionando maior queima calórica de forma natural. Pimentas, gengibre, canela, água gelada são os exemplos mais conhecidos.

Alimentos ricos em fibras – Promovem saciedade por mais tempo e regulam o sistema digestivo de forma eficaz, promovendo o equilíbrio necessário no consumo de açúcares e gorduras pelo metabolismo, evitando tanto o acúmulo desnecessário desses nutrientes no corpo quanto picos de insulina.

Alimentos com poucas calorias e ricos em vitaminas – Consumir frutas, legumes, e alguns tipos de tubérculos fornecem vitaminas e minerais e ajudam a queimar calorias durante a digestão.

Água e alimentos que a forneçam – Água é absolutamente necessária, e alguns alimentos, principalmente frutas, são fontes de hidratação natural e saborosa desse precioso líquido.

Tome cuidado com alergias, intolerâncias, excessos e com seu gosto pessoal. Não force alimentos que você não aprecia só porque eles ajudam a emagrecer. Comer deve ser fonte de energia mas o prazer de se alimentar também precisa ser levado em consideração para que as refeições não se transformem e momentos de tortura.

Consulte seu médico.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.82
Total de Votos: 11

Alimentos que emagrecem

Comente