Andar de bicicleta para perder peso

Andar de bicicleta combate o sedentarismo e ajuda a perder peso. Descubra como.

A bicicleta foi um importante meio de locomoção para muitos durante boa parte do século passado, mas as pressões da vida moderna nos fizeram reféns do carro e do transporte público, nos tornando seres sedentários e buscando alternativas às vezes caras e não muito acessíveis para que retomemos atividades físicas.

Muitas pessoas que decidiram incrementar qualidade de vida em seu dia a dia voltaram a incluir a bicicleta, seja a com duas rodas, seja a ergométrica, na rotina. E os resultados são bastante animadores.

Andar de bicicleta como exercício

Além de meio de transporte não-poluente, a bicicleta é um dos melhores exercícios aeróbicos existentes. Os benefícios para a saúde são muitos, dentre eles:

  • Manutenção da concentração e do equilíbrio;
  • Fortalecimento dos músculos das pernas e do abdômen;
  • Gasto calórico médio de 600 Kcal por hora;
  • Aumento da resistência respiratória e melhora da condição cardiovascular.

Aliado a uma dieta equilibrada, andar de bicicleta auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e açúcar no organismo, prevenindo problemas do coração, diabetes e hipertensão. A perda de peso é uma consequência natural e dependerá de seu metabolismo, aliado à frequência de pedaladas.

Escolhendo a bicicleta

Se seu objetivo é correr a Tour de France, procure um treinador e uma equipe multidisciplinar para cuidar de sua performance como atleta. Caso você queria apenas incluir qualidade de vida à sua rotina, o ideal é uma bicicleta do tipo mountain-bike, que suporta a imensa diversidade de terrenos e de topografia da maioria das cidades.

Equipamentos de segurança são essenciais para quem se aventura ao ar livre. Capacete é fundamental, e nunca use chinelos ou pedale descalço. Roupas devem ser leves, confortáveis e com cores visíveis, e não se esqueça de levar água.

Bicicleta ergométrica ou indoor

Caso você não se sinta seguro para pedalar ao ar livre, pode optar pela modalidade indoor ou ergométrica. Pode-se comprar uma bicicleta ou frequentar uma academia que forneça aulas específicas de ciclismo indoor, como o spinning.

Em um ambiente controlado, os riscos inerentes às pedaladas ao vento diminuem e o controle de calorias gastas é melhor monitorado. Escolha uma modalidade adequada ao seu preparo físico e jamais force um desempenho maior do que você pode suportar.

Cuidados ao pedalar

Muita atenção ás articulações, principalmente os joelhos. Obedeça a altura do selim adequada à sua altura.

Tenha muito cuidado no trajeto. Prefira ciclovias que fiquem longe do trânsito e estude bem o trajeto para evitar quedas e acidentes.

Esteja sempre preparado para eventualidades. Pneus podem furar, correntes podem sofrer danos, por isso ou tenha equipamentos para reparos sempre à mão ou fique sempre próximo de uma bicicletaria de confiança.

E claro, antes de iniciar quaisquer atividades físicas, consulte seu médico e estude sua condição física com cautela.

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