Auriculoterapia para Emagrecer

A auriculoterapia é uma técnica milenar usada como coadjuvante em diversos tratamentos, inclusive para ajudar a emagrecer.

29 de agosto de 2015 • Por Mariana, em Destaques, Dicas e Dietas


A auriculoterapia faz parte das técnicas de reflexologia e acupuntura que estudam os pontos de uma extremidade do corpo para usá-los para alívio de dores e coadjuvante de diversos tratamentos médicos.

Como o próprio nome indica, a auriculoterapia encontra esses pontos nas orelhas dos pacientes. Alguns desses pontos podem ajudar a emagrecer. Mas antes, vamos entender os princípios básicos do tratamento.


As duas auriculoterapias

Existem duas escolas de auriculoterapia reconhecidas. Embora sejam semelhantes em sua essência, há algumas diferenças fundamentais no manejo de cada uma.

auriculoterapia1

A auriculoterapia chinesa é um ramo da acupuntura que se utiliza das tradicionais agulhas, além de sementes de mostarda, para atingir os pontos focais na orelha.

A auriculoterapia francesa definiu seus meridianos (os pontos de toque) baseados na milenar técnica chinesa com a inclusão de outros locais. Usa-se laser ou eletrodos para atingir esses pontos.


Principais indicações da auriculoterapia

A auriculoterapia é usada há milênios pelos chineses como tratamento de dores causadas por distensões musculares, torções e contraturas.

carregando…

De uns tempos para cá, a medicina ocidental descobriu que a técnica pode ajudar a combater problemas como a hipertensão, problemas de respiração, digestivos, urinários e reumáticos.


Podemos usar a auriculoterapia para emagrecer?

Sim, desde que devidamente prescrita por profissionais idôneos e que faça parte de um tratamento multidisciplinar, que inclua a inevitável inclusão de atividades físicas e a mudança de hábitos alimentares.

Certos pontos atingidos pela auriculoterapia atingem pontos nevrálgicos no combate à obesidade. Acompanhe.

  • Alguns pontos atingem o sistema hormonal responsável pelo metabolismo, pela fome e pela saciedade, como a tireoide e o hipotálamo.
  • Como a auriculoterapia também alcançam pontos que atuam sobre o trato digestivo, a absorção e perfeito funcionamento do intestino e do estômago são melhorados, ajudando diretamente quem deseja emagrecer com saúde.
  • A ansiedade e a depressão, que também interferem psicologicamente na perda de peso, também podem ser combatidos com a auriculoterapia.

Por mais que esse tratamento seja reconhecido como eficaz, jamais o inicie sem acompanhamento médico. Não acredite em charlatanices ou promessas milagrosas. A auriculoterapia ajuda, mas não faz nada sozinha. Faça sua parte sendo responsável pela sua saúde.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!