Banana verde e farinha de banana verde para emagrecer

A banana verde possui nutrientes e vitaminas que podem ser úteis em dietas. Conheça um pouco mais sobre esse poderoso alimento.

28 de maio de 2014 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


A banana verde, cujo consumo ainda é restrito a alguns cardápios regionais, é considerada um alimento funcional por conter grande quantidade de amido, especialmente quando cozida.

O amido da banana verde não é absorvido pelo intestino delgado, porém é fermentado no intestino grosso e esse processo auxilia o trato intestinal, ajudando a digestão e barrando substâncias maléficas, como algumas toxinas.

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O que faz a banana verde eficaz para emagrecer

 

Quando está verde, a banana fornece uma fibra solúvel chamada inulina, que tem função probiótica comprovada, já que auxilia na produção de bactérias intestinais que mantém a flora intestinal em perfeito estado, permitindo a digestão correta e evitando episódios de constipação.

A banana também é amiga do emagrecimento, já que é rica em triptofano, proteína precursora de dois hormônios importantes: a melatonina e a serotonina.

A melatonina é o chamado hormônio do sono, e isso significa que a banana combate a insônia. Sabemos que noites mal dormidas também levam ao excesso de peso.

Já a serotonina é o hormônio do bem estar, pois combate a ansiedade e a depressão. A famosa compulsão por doces  pode ser controlada consumindo-se a banana como sobremesa ou com alimentos produzidos com a biomassa de banana verde, hoje encontrada em diversas casas de produtos naturais.

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Nutrientes da banana verde

A biomassa de banana verde é rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, D e E, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Por conta deste conjunto de nutrientes, ela fornece uma gama de benefícios invejável ao organismo. Acompanhe:

  • Combate a anemia;
  • Controla os níveis de pressão arterial;
  • Reduz o colesterol ruim na corrente sanguínea;
  • Ajuda o cérebro a estar alerta e disposto a observar e aprender;
  • Auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso.

Embora haja algumas receitas de farinha ou biomassa de banana verde, prefira comprá-las prontas em estabelecimentos de confiança.

Não abandone o hábito de comer bananas por conta de sua alta taxa de açúcar, pois as fibras presentes nela não permitem que essa açúcar seja armazenado em forma de gordura. Veja as características das bananas mais populares:

  • Banana-nanica – Fornece cerca de 90 calorias por cem gramas e tem boa concentração de potássio.
  • Banana-maçã – A pequena variedade esconde seu poder calórico: 100 calorias por 100 gramas, mas compensa pela alta digestibilidade e sensação de saciedade.
  • Banana-prata – A variedade que muitos preferem para fazer cozida ou frita, e uma das mais indicadas para fazer a farinha de banana verde, ou biomassa. Tem 90 calorias por cem gramas.

Por mais benefícios que a banana forneça, em qualquer das variedades acima, de nada adianta se não houver uma mudança nos hábitos alimentares, incluindo mais frutas e verduras, e a eliminação sistemática do sedentarismo, incluindo uma atividade física à rotina.

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