Bebidas

Já pensou no valor das bebidas em sua dieta? Pois esse texto fará com que elas sejam levadas em consideração.

02 de dezembro de 2013 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Uma dieta é baseada nos alimentos que consumiremos para ajudar a eliminar ou manter peso.

Por mais óbvio que isso possa parecer, poucos consideram bebidas como parte da alimentação porque a maioria de nós considera alimento  “o que podemos mastigar”.

Contudo, a definição mais ampla é “tudo o que fornece energia ou meios para que a energia se propague”.


Você também é o que bebe

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As bebidas precisam fazer parte das rotinas dietéticas de modo mais amplo e cuidadoso do que poderíamos imaginar à primeira vista.

Comecemos pelas bebidas não-alcoólicas.

Refrigerantes – são os principais vilões de qualquer cardápio. Qualquer um que tenha feito alguma dieta na vida já ouviu um nutricionista dizer que refrigerantes contêm calorias vazias, porque não saciam a fome e tem como único propósito ficarem acumuladas no organismo em forma de gordura.

A quantidade de açúcar por porção chega a ser assustadora, e nem os ditos refrigerantes dietéticos escapam: para adoçar artificialmente a bebida, utiliza-se adoçantes sódicos, que podem ser prejudiciais à pressão arterial.

Isotônicos – tem teores calóricos baixos, geralmente entre 35 e 45 calorias por 200 ml, mas não pode ser bebido indiscriminadamente por qualquer pessoa.

As bebidas isotônicas têm como função primordial repor rapidamente sais minerais e nutrientes perdidos no suor durante atividades físicas.

Se a pessoa for sedentária ou praticar apenas leves caminhadas, os isotônicos podem levar à sobrecarga renal.

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Bebidas alcoólicas

Agora uma pequena lista de bebidas alcoólicas mais consumidas.

Cerveja – embora muitas pesquisas ressaltem que a boa e velha bebida oriunda do malte e do lúpulo tenha seu valor no combate a alguns males como o colesterol e até mesmo a osteoporose (desde que consumidos com moderação, é claro), seu valor calórico é alto, com média de 80 calorias por copo de 200 ml.

Vinho – os antioxidantes presentes na casca da uva são potencializados no vinho, o que torna a bebida uma das mais recomendadas para consumo, sempre com moderação, para quem quiser incluir um alimento que ajude a eliminar vetores de colesterol alto e radicas livres. Contudo, seu valor calórico também esbarra nos limites da cerveja: cerca de 90 calorias.

Bebidas destiladas em geral (uísque, vodca, cachaça) – a quantidade de calorias dessas bebidas ultrapassa a barreira das 100 kcal e possuem um perigoso agravante: são muito usadas para a preparação de drinques ainda mais calóricos.

Uma caipirinha pode chegar às 250 calorias, além dos transtornos causados à saúde, como maior propensão à desidratação e maiores chances de perda parcial ou total dos sentidos.

A única bebida que pode, e deve, ser tomada sem qualquer restrição, é a água. Ela não possui calorias, refresca, mantém o equilíbrio eletrolítico da corrente sanguínea, mantém os rins funcionando com precisão, elimina a desidratação e quando tomada gelada tem função termogênica.

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