Body combat emagrece

O body combat alia defesa pessoal e atividade aeróbica em um divertido exercício que emagrece e tonifica o corpo.

O body combat é uma atividade física aeróbica que combina diversos movimentos oriundos de estilos de artes marciais e lutas diversas. Os movimentos de pernas, braços e deslocamentos são rápidos, promovem agilidade e emagrecem graças ao seu intenso gasto calórico.

Princípios do body combat

Misto de exercício físico aeróbico e aula de defesa pessoal, o body combat inspira-se nos movimentos de ataque e defesa de lutas como o boxe, o caratê, o muay-thai (também conhecido como kickboxing) e taekwondo, entre outras.

As aulas são intensas, animadas e vigorosas, graças tanto à movimentação quanto às músicas usadas nas dez fazes em que o body combat são divididos durante o tempo de duração da atividade, que costuma ser de uma hora em média.

As dez fases do body combat

A primeira fase é o aquecimento dos músculos, obrigatório em quaisquer atividades físicas. Foca-se principalmente nos braços e pernas. Na segunda fase, começam os trabalhos com socos e chutes inspirados respectivamente no boxe e no caratê.

A terceira fase costuma ser mais puxada, aliando-se deslocamentos e socos vindos do boxe. A quarta, a quinta e a sexta fases repetem os procedimentos das três  anteriores.

A sétima fase inclui os chutes e joelhadas poderosos do muay-thai. A oitava fase aumenta a intensidade novamente e intercala socos e chutes. A nona fase lembra muito a calistenia, com flexões e abdominais. A décima e última fase consiste em alongamentos para relaxamento muscular, tão importantes quanto os feitos para iniciar o treinamento.

Equipamentos necessários

O body combat geralmente é feito em duplas, e por isso necessita de apetrechos básicos de segurança para evitar lesões naturais às atividades físicas de contato, como tênis de sola reta, faixas para as mãos, roupas adequadas como shorts e tops de elastano bem colados ao corpo, luvas de combate e protetor bucal.

Converse com o responsável pela academia e caso ele sugira mais equipamentos, não se furte em usá-los.

Gasto calórico e benefícios à saúde

Não se preocupe em ser Ronda Rousey no começo; obedeça sua condição física e seus limites. Uma aula de uma hora de body combat costuma promover gasto calórico de até 700 calorias quando o corpo estiver bem condicionado.

Além de emagrecer, a prática de body combat também ajuda a diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicerídeos; aumenta a capacidade de respiração e da condição cardíaca e sanguínea, proporcionando maior fôlego e vitalidade.

A massa magra também aumenta, o que ajuda na maior queima calórica em repouso. Treinando até três vezes por semana e aliando isso a uma dieta saudável e rica em bons nutrientes, o body combat emagrece e incrementa a qualidade de vida.

Considerações finais

Antes de praticar o body combat e quaisquer atividades físicas aeróbicas, faça uma avaliação física com seu médico para saber em que nível de intensidade você pode começar o treino. Seja responsável pela sua saúde e pelo seu bem estar.

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