Caju emagrece?

O delicioso fruto do cajueiro pode ser aliado de uma dieta saudável.

Há muito não temos observado com o devido cuidado as perguntas feitas pelas leitoras do blog. Quando o fizemos, uma questão muito frequente apareceu: caju emagrece?

Quando esse tipo de pergunta surge, deseja-se uma resposta que envolva as palavras “milagre” e “milagroso”. Como nossa pequena equipe simplesmente abomina esses verbetes no que tange a dietas e emagrecimento, resolvemos nos debruçar sobre o fruto. Ou melhor, pseudofruto.

Caju, falso fruto?

O caju é o pseudofruto (ou fruto acessório) do cajueiro. A parte carnosa liga-se ao verdadeiro fruto, que é a castanha. Quando nos referirmos a caju nesse texto, estaremos falando dessa parte que pode ser amarela, rosada ou vermelha.

Propriedades nutricionais do caju

O caju possui calorias irrisórias. Um caju médio possui cerca de 35 Kcal. O destaque o fruto é a quantidade de vitamina C, maior do que a tradicional laranja.

Além do aporte de vitaminas, o caju fornece cálcio, selênio, fósforo e ferro, os principais minerais presentes. O suco fresco mantém suas propriedades nutricionais por pouco tempo graças á oxidação, por isso recomenda-se ou comê-los in natura ou consumir o suco imediatamente após ser feito.

Mas o caju emagrece?

Estudos recentes publicados na revista Food Research International, capitaneados por nutricionistas brasileiros, debruçaram-se sobre o caju e extraíram dele boas notícias.

O caju é um alimento com baixa carga glicêmica, ou seja, libera os seus açúcares de forma controlada e sem que haja necessidade de picos de insulina. Isso faz com que o fruto regule as taxas de açúcar no sangue e de insulina na corrente sanguínea de forma natural.

Substâncias presentes no caju também têm ação antioxidante e são eficazes no controle da inflamação das células, uma das muitas causas do sobrepeso e da obesidade.

E, claro, os nutrientes presentes no fruto (vitamina C, ferro, cálcio, selênio e fósforo) previnem doenças cardíacas, ajudam na redução do colesterol ruim e melhoram a imunidade.

O consumo de caju pode ser benéfico à saúde e pode ajudar a emagrecer, sim, se aliado a uma dieta que inclua o consumo do fruto e que seja saudável e a uma rotina de atividades físicas que eliminem o sedentarismo.

Não há milagres nem fórmulas mágicas envolvidas no consumo do caju. Sim, ele é um fruto (ou pseudofruto) saudável e fonte de vitaminas e minerais importantes em uma dieta que visa a manutenção de peso saudável. Mas não é nenhuma panaceia que vai queimar calorias e secar gorduras de forma em um estalar de dedos. Consulte sempre o seu nutricionista.

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